whatsapp image 2021 05 27 at 09.39.03

Presidente José Antônio Farenzena e a viúva Gisele Gallotti Elias fixaram a placa que deu o nome do AFRE Paulo Roberto Elias à sala de reuniões da sede

A exemplo do que vem ocorrendo em todo o Brasil nesta pandemia, o Fisco de Santa Catarina também está amargando a perda de vidas neste início de 2021. Entre auditores fiscais ativos e inativos, já são 13 aqueles que acabaram falecendo de janeiro para cá – a maioria perdeu a batalha para a Covid-19.

Foi pensando em homenagear estes profissionais que dedicaram suas vidas ao serviço público que a diretoria deu o nome de AFRE Paulo Roberto Elias à sala de reuniões do Sindifisco/SC. A placa foi instalada no final da tarde de quarta-feira (26), em ato que contou com a participação da viúva Gisele Gallotti Elias, amigos e dirigentes sindicais.

“Esta placa é uma homenagem a todos os auditores fiscais que acabaram perdendo a batalha para a Covid-19. E ninguém melhor do que o Paulo Elias, que também representava o Sindifisco em Lages e que sempre se envolveu com as questões da categoria, para simbolizar nossa gratidão aos profissionais que tanto contribuíram com o Fisco e nos deixaram um grande legado”, disse o presidente do Sindifisco/SC, José Antônio Farenzena.

Quem foi Paulo Roberto Elias – No quadro da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) desde 1995, o auditor fiscal Paulo Elias tinha 57 anos, era casado com Gisele Gallotti Elias e pai de dois filhos. Na carreira, atuou na coordenação do Grupo Especialista de Automação Comercial (Gesac) e estava à frente da Gerência Regional de Lages. Graduado em Direito e em Contabilidade, tinha mestrado e há 17 anos era professor de Ciências Contábeis na Uniplac. Em 22 de março, após 11 dias de luta contra a Covid-19, Paulo Elias não resistiu.

Emocionada, a viúva Gisele Gallotti Elias agradeceu as homenagens ao marido, relembrou histórias e falou da saudade que sente do companheiro de 27 anos de casamento e com quem teve dois filhos. “São estas lembranças e homenagens que acalentam o nosso coração neste momento tão difícil. Meu marido vai fazer falta, com toda a certeza, mas temos que seguir em frente, sempre o colocando em nossas orações. Só tenho a agradecer”, disse logo após a instalação da placa.

Respeitando as normas sanitárias vigentes, a homenagem foi restrita a apenas 8 convidados. Estiveram presentes o presidente José Antônio Farenzena, os diretores Fabiano Dadam Nau (Administração) e Eduardo Lobo (Relações Parlamentares e Institucionais), os auditores fiscais Rogério Mello, Felipe Letsch, Paulo Gotelip e a esposa Gerusa Gallotti Gotelip, que também é irmã da viúva Gisele Gallotti Elias.

In Memoriam – A placa que deu o nome de AFRE Paulo Roberto Elias à sala de reuniões do Sindifisco/SC é também uma homenagem aos auditores fiscais Luiz Alberto Martins (Tubarão), João Paulo Mosena (Florianópolis) e Ivanilso Pasquali (Itajaí) – Martins e Mosena não resistiram a Covid19 e Pasquali lutava contra um câncer. Homenagens também aos servidores Adilson Vieira, Oscar Sebastião Silveira, Antônio Medeiros Vieira, Henrique Arruda Ramos, Dorival Pedro, Fernando Procópio Damázio, Fridolino Francisco Thiesen, Fidelis Schappo e Neuza Maria da Silva Abreu.

Homenagens

Auditores fiscais relembraram momentos importantes ao lado do AFRE Paulo Roberto Elias. Confira:

“Nós todos torcemos muito pelo Paulo Elias, mas infelizmente a vida nos deu essa rasteira, tirando do nosso convívio um profissional e pessoa exemplar, que será sempre lembrado pelo Sindifisco e por toda a categoria.”
José Antônio Farenzena, presidente do Sindifisco/SC

“Eu tinha com o Paulo Elias uma parceria muito forte, que ia além do trabalho e se transformou numa grande amizade.”
Rogério Mello, auditor fiscal

“Paulo deixou grandes amigos e boas memórias para todos nós: sua história profissional não será esquecida.”
Fabiano Dadam Nau, diretor-administrativo do Sindifisco/SC

“Ele tinha personalidade, era corajoso e sabia enfrentar os problemas. Será difícil ir a Lages e não encontrar lá o nosso grande anfitrião.”
Felipe Letsch, gerente de Fiscalização da SEF

“O Paulo Elias foi o ‘parceiro número 1’ do Sindifisco e em diversos momentos agiu com desprendimento para defender a categoria.”
Eduardo Lobo, diretor de Relações Parlamentares e Institucionais do Sindifisco/SC

“Paulo Elias veio de família humilde e iniciou sua trajetória profissional muito cedo, aos 16 anos ingressou na carreira militar e sempre perseverou. Nossa relação era profissional e também familiar, com muita troca de experiências, muito aprendizado. Foi o Paulo o responsável por um dos grandes momentos da minha vida, quando me apresentou minha esposa.”
Paulo Gotelip, auditor fiscal e concunhado de Paulo Elias

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SINDIFISCO

índice