Para agência, ratings refletem forte desempenho orçamentário e endividamento moderado

A agência de classificação de riscos Standard&Poors  reafirmou nesta segunda-feira, 25, os ratings “BB” na escala global e “brAA” com perspectiva negativa na escala nacional para o Estado de Santa Catarina. Na nota descritiva divulgada pela agência, a S&P diz que os ratings de SC refletem “sua administração financeira satisfatória e seu forte desempenho orçamentário, bem como a carga de endividamento moderada.” A agência também classifica a economia catarinense como “mais forte do que a média nacional” e que as empresas se beneficiam de “infraestrutura pública adequada”.

O rating é uma análise feita por agências financeiras sobre a capacidade de um órgão (país, Estado, município ou empresa) de saldar compromissos financeiros. A S&P reconhece os avanços realizados pelo atual Governo de Santa Catarina ao destacar que o Estado “mantém as políticas fiscais prudentes que visam restringir o gasto operacional”. A agência diz que o Estado adotou novas medidas para conter aumentos salariais e que aprovou mudanças importantes no ano passado para reduzir o déficit do sistema previdenciário. Por fim, explica que explica que a perspectiva negativa é reflexo do rating conferido ao País, ou seja, a situação caótica da economia brasileira influenciou a nota catarinense.

Via SEFAZ/SC