A comitiva catarinense liderada pelo vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, que está em missão nos Estados Unidos, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (3), em Nova Iorque, com o presidente da Multinacional TransGás, Adam Victor. O encontro teve a finalidade de retomar as conversações e apurar as reais intenções da empresa sobre a possível instalação de uma unidade no município de Içara, no Sul do Estado. Apesar dos rumores de que estaria recuando nas negociações, Victor garantiu que a TransGás continua interessada em investir no Estado, porém, destacou que será necessário superar alguns obstáculos.

De acordo com o vice-governador, as tratativas que tiveram início em maio deste ano previam dois pontos importantes que precisam ser alcançados. Um deles é a figura do “off-taker”, ou seja, um comprador contratual da produção. Neste caso, a empresa contatada para o negócio recuou e outra surgiu interessada, porém, que pretende levar a planta para o Rio Grande do Sul. Somado a isto vem à escolha de um local estratégico, onde a extração do carvão esteja devidamente regularizada e a logística de transporte não inviabilize o empreendimento. “Foram quatro horas de reunião, conversamos muito e expomos nosso interesse em receber a TransGás em Santa Catarina. Mesmo ciente das dificuldades, até por tratar-se de um projeto de grande complexidade cujo investimento alcança os R$ 2,7 bilhões, Victor manteve o interesse em nosso Estado e em nosso carvão”, destacou o vice-governador, considerando que esse foi o objetivo a ser buscado na reunião.

Eduardo Moreira disse que ao retornar para Santa Catarina conversará com o governador Raimundo Colombo, entre outros membros do Governo, para estabelecer um grupo de trabalho que semanalmente irá se reunir de modo a avançar neste processo. A SCPar terá participação importante, tanto na condução da parceria público-privada quanto na utilização do Porto de Imbituba, do qual é administradora. “O Governo do Estado não será o comprador, mas sim, o indutor deste processo. A possibilidade de recebermos este empreendimento ainda é muito grande, por isso, vamos nos empenhar ao máximo”, destacou Moreira.

O técnico fazendário Renato Lacerda se inteirou das questões mais específicas que auxiliarão no trabalho do Governo ao conduzir o processo de viabilidade do empreendimento. E o engenheiro Fernando Zancan, do Sindicato de Empresas Extratoras de Minérios de Santa Catarina deu suporte na questão de viabilidade e capacidade de extração das minas que podem ser utilizadas no projeto.

Local escolhido fica no Sul do Estado

Outra questão a ser superada, segundo o presidente da TransGás, Adam Victor, é a obtenção das licenças ambientais. O município de Içara terá que correr atrás para não perder o investimento, visto que agricultores e outros setores da sociedade manifestaram temor em relação à instalação da empresa. A mina arrolada no processo precisa ser regularizada para que possa abastecer a produção. Aliado a isto, vem a questão da logística de transporte, que, ao passo em que a planta se aproxima do Porto de Imbituba torna-se cada vez mais viável. “Os alemães que detêm a tecnologia da produção de fertilizantes através da gaseificação do carvão só irão para Santa Catarina se essas questões estiverem superadas”, disse Victor.

O vice-prefeito de Içara, Sandro Serafim Giassi, que participou da reunião em Nova Iorque, não desistiu de lutar para que o empreendimento fique em sua cidade. Volta para Santa Catarina com missão não menos importante, que é de promover a regularização da mina e criar uma atmosfera receptiva dentro de seu município. “Ainda não perdemos essa batalha e de minha parte farei o que estiver ao meu alcance para que nosso município receba esse vultoso investimento”, destacou Giassi, que passa a acompanhar as tratativas de perto.

Sobre a TransGás

A TransGás é uma empresa global de desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras e limpas para a produção de energia e produtos químicos. Fundada em 1981 e baseada na cidade de Nova Iorque, a companhia reúne como parceiros estratégicos as empresas líderes em desenvolvimento de grandes projetos industriais do mundo. O patrimônio conjunto do grupo de parceiros da empresa ultrapassa meio trilhão de dólares.

A multinacional realizou sua primeira missão de prospecção de oportunidades de investimento no Brasil em dezembro do ano passado em diversos estados brasileiros. Em Brasília, a empresa foi recebida pelo senador Luiz Henrique da Silveira e representantes do Governo de Santa Catarina. Executivos da TransGas estiveram também em Criciúma, onde conheceram o trabalho da SATC e a Associação Brasileira do Carvão Mineral.

Via SEFAZ/SC