boneco neve urupema eduarda demeneck arquivo pessoal 4 2

Fortalecido pela queda da incidência da Covid-19 em função da vacinação e pela falta de opções por viagens ao exterior, o turismo de inverno de Santa Catarina alcançou números que confirmam a volta ao período pré-pandemia. É isso que mostra pesquisa da Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio-SC) realizada nos meses de julho e agosto e divulgada neste início da primavera. A ocupação hoteleira de 12 municípios da Serra catarinense alcançou 70%, média igual a de 2018; do total de meios de hospedagem 15,4 % contrataram trabalhadores extras; e o gasto médio por visitante chegou a R$ 1.472, o que equivale alta de 14,4% em valores nominais frente a 2019.

A continuidade da pandemia levou a uma maior ocupação de hotéis e pousadas. Das pessoas que visitaram a Serra, 57,8% optaram por hotelaria. Em 2019, 46,3% ficaram em hotéis. A hospedagem em casas de amigos ou parentes ficou em 11,5% enquanto em 2019 chegou a 19%.

A pesquisa apurou também que as belezas naturais, o frio e as vinícolas da Serra atraem principalmente catarinenses. Do total de visitantes, 65% eram do Estado, 11,3% viram do Rio Grande do Sul e 9,8% de São Paulo. As atrações turísticas da Serra são diversificadas, incluindo o frio, belezas naturais, turismo de experiência, hotéis-fazenda e visitação a vinícolas, entre outras.

O maior número de turistas do Rio Grande do Sul considerando as pessoas provenientes de outros estados mostra que existe uma sinergia entre os vizinhos na Serra, por isso os dois estados ganhariam com a conclusão da rodovia Caminhos da Neve, que tem como objetivo ligar a Serra catarinense com a serra gaúcha.

Esse resultado positivo do inverno sinaliza que a temporada de verão em Santa Catarina será forte e a Serra tem potencial para receber visitantes o ano todo, apesar das surpresas da neve que atraem quem tem mais espírito de aventura.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti