O setor turístico de Santa Catarina, que responde por pelo menos 12% do PIB estadual, alcançou crescimento de 6% em volume e 15,2% em receita nominal no período de janeiro a setembro deste ano na comparação com os mesmos meses do ano passado. Considerando somente setembro, cresceu 7,2% em volume e 17,8% em receita nominal frente ao mesmo mês de 2016, conforme a pesquisa mensal de atividades turísticas realizada pelo IBGE. Esses dados positivos confirmam que o turismo é um dos setores mais dinâmicos e com grande potencial econômico em Santa Catarina, em sintonia com a opinião dos leitores da revista Viagem da editora Abril que, pela décima vez, elegeram o Estado como o melhor do Brasil para fazer turismo.

O resultado catarinense do ano foi melhor do que a média nacional, conforme os números do IBGE. De janeiro a setembro, no Brasil, as atividades turísticas tiveram queda média de 6,5% em volume e crescimento de 3,8% em receita nominal. Em setembro, o país teve retração de 6,8% em volume ante o mesmo mês de 2016 e alta de 6,7% em receita nominal na mesma comparação.

Na mesma pesquisa, Santa Catarina ficou em terceiro lugar no Brasil entre os Estados com maior expansão no volume de turismo (6%) nos nove primeiros meses do ano frente aos mesmos meses de 2016, atrás de Goiás, que obteve 11,8%, e de Pernambuco,7,4%.

As maiores quedas, na mesma comparação, foram registradas pelo Rio de Janeiro e Distrito Federal, ambos com retração de 20,4%. O Estado também ficou em terceiro lugar neste ano em receita nominal de atividades de serviços, com a alta de 15,2%. Foi superado por Pernambuco, que cresceu 17%, e Goiás, 16,8%. A maior queda ocorreu no Rio de Janeiro, 11,9%, seguida pelo Distrito Federal, 3,4%.

Via DC – Coluna Estela Benetti