cleverson 1

Cleverson Siewert – Secretário de Estado da Fazenda (csiewert@sef.sc.gov.br)

Você consegue imaginar Santa Catarina há 186 anos? Nosso Estado tinha o título de Província e o Brasil era um Império. A capital, Florianópolis, ainda se chamava Nossa Senhora do Desterro, enquanto cidades como Joinville e Blumenau sequer haviam sido fundadas. Mas a Secretaria de Estado da Fazenda já cuidava das finanças públicas. Em 21 de março de 1837, era instalada a então Provedoria da Província de Santa Catarina.

Quase dois séculos depois, a história da instituição que começou a ser escrita com tinta no bico de pena é referência no País quando se fala em administração tributária, qualificação do gasto público e modernização fazendária. Trabalhamos para que cada centavo seu seja bem utilizado e revertido em serviços indispensáveis e de qualidade, como Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura.

Lidamos com uma infinidade de números. Mas, acima de tudo, o que fazemos tem impacto direto na vida das pessoas. Desde a merenda do aluno até a construção de um novo hospital, toda ação do Governo do Estado depende da boa gestão das finanças públicas. Afinal, zelamos pelo dinheiro de 7,5 milhões de catarinenses.

Este zelo é o que nos move para o futuro. A análise das contas dos últimos 10 anos nos mostrou que precisamos fazer ajustes para equilibrar a delicada equação entre receita e despesa. Com o PAFISC – Plano de Ajuste Fiscal de SC, vamos implementar uma série de medidas para desburocratizar os serviços oferecidos pela Fazenda. Temos muito a simplificar e agilizar, sem esquecer da busca de novas receitas e da contenção de despesas.

É possível, por exemplo, criar um ambiente ainda mais favorável para os novos negócios, com soluções inovadoras na gestão fiscal e a correção de defasagens da legislação – as ações estão contempladas no PAFISC. Apostamos também na atração proativa de investimentos para trazer novas receitas, sem perder de vista as Parcerias Público-Privadas e as concessões.

Temos quase dois séculos de um passado ilustre como inspiração, mas o que nos trouxe até aqui não basta para nos levar adiante. A visão do governador Jorginho Mello vai além dos próximos quatro anos: é pensar Santa Catarina daqui a 20 anos. Seguimos o mesmo propósito na Fazenda. Que venham os próximos 186 anos.

Artigo publicado no jornal ND+ – Edição impressa de 21/03/23