Renato Lacerda01

Por Renato Lacerda – Auditor fiscal e presidente da SCPar.

A convite do governador Jorginho Mello, tive a honra de integrar como presidente da SCPar a comitiva catarinense em uma missão internacional aos Emirados Árabes, uma experiência que revelou as estratégias e o planejamento por trás do crescimento acelerado dessa nação. Durante a visita, pude explorar as Zonas Econômicas Especiais de Dubai e Abu Dhabi, que representam modelos de desenvolvimento e inovação, misturando incentivos fiscais de Zonas Francas com Zonas de Processamento de Exportação (ZPE).

O Grupo KEZAD (Khalifa Economic Zones Abu Dhabi), atua como o maior operador de zonas econômicas dos Emirados, desempenhando um papel crucial na diversificação da economia de Abu Dhabi através da criação de um ambiente empresarial acolhedor para investimentos estrangeiros e locais. As zonas econômicas geridas pelo Grupo KEZAD se destacam por sua infraestrutura de transporte de classe mundial e conectividade multimodal, além de permitir 100% de propriedade estrangeira com a repatriação total de capital e lucros, incentivando assim o comércio livre de impostos na região.

A parceria estratégica com o Porto Khalifa exemplifica a sinergia entre a infraestrutura portuária avançada e as zonas econômicas, evidenciando como essa aliança é vital para os setores de manufatura e transporte. Tal modelo ressalta a importância da logística no desenvolvimento econômico e serve de inspiração para Santa Catarina, mirando no planejamento estratégico a longo prazo e no suporte ao desenvolvimento industrial para atrair investimentos significativos.

A DP World, com sua expansão em Dubai, reforça o status dos Emirados como um hub logístico global, destacando a capacidade de conectar mais de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo. O Porto de Jebel Ali, o maior porto artificial e o mais movimentado do Oriente Médio, reforça essa visão de infraestrutura de ponta para empresas globais.

Esta missão internacional, sob a liderança do governador, proporcionou uma compreensão profunda de como zonas econômicas especializadas e infraestrutura portuária avançada podem ser catalisadores de crescimento econômico. Para nós, em Santa Catarina, as lições do Emirados Árabes são claras: inovação, planejamento estratégico e infraestrutura robusta são fundamentais para nosso fortalecimento econômico e atração de investimentos, visando transformar nossa região em um referencial de qualidade e inovação no cenário nacional e internacional.

DS 1245