No sobe e desce dos números da economia, Santa Catarina fechou maio com o maior crescimento nacional das vendas do varejo restrito, 2,5% frente ao mês anterior, abril, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio feita pelo IBGE. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o Estado teve queda de 7,9%; de janeiro a maio, frente aos mesmos meses de 2015, retrocedeu 9,3%.

A média nacional foi queda de 1% em maio frente a abril, recuo de 9% frente a maio do ano passado e de 7,3% no período de janeiro a maio. No varejo ampliado, que inclui materiais de construção e veículos, SC teve queda de 10,2% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, mesmo recuo da média brasileira. Quando se olha os dados catarinenses, chama a atenção a alta de 30,5% nas vendas de móveis e de 1,9% de fármacos em maio frente a abril. No caso dos móveis, houve alta de 7,4% de janeiro a maio.

A alta expressiva da venda de móveis em maio não ocorreu nas grandes varejistas. A rede Berlanda, que tem 198 lojas em SC e no Paraná, fechou maio com alta de 13% na venda de móveis frente ao mesmo mês do ano passado e de 5,34% na comparação com o mês anterior, informou o presidente da companhia, Nilso Berlanda. O que cresceu mais frente a abril foi a venda de celular, 14,8%.

Via DC – Coluna Estela Benetti