O volume de serviços em Santa Catarina recuou 2,3% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostra pesquisa mensal divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. O resultado ruim do último mês negativou a variação acumulada nos primeiros cinco meses de 2018, agora em -0,2%. Na prática, entretanto, ainda é um empate técnico. Em 12 meses, a queda é um pouco maior, de 1,7%.

A receita nominal seguiu a mesma tendência, com declínio de 1,1% no período analisado, mas a variação de 2018 ainda está no azul, em 2,1%, e em 12 meses atinge 2,9%.

O resultado não surpreende, já que um terço do calendário econômico de maio foi afetado pela greve dos caminhoneiros. Aliás, os últimos dias foram de divulgação de estatísticas oficiais do setor produtivo, como produção industrial e vendas no comércio, todos com baixas.

Em maio, as atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (-7,6%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-11,5%) foram as categorias com as maiores quedas no volume frente a abril.

Turismo cresce

O volume das atividades no turismo, por outro lado, avançou 8,6% em maio em relação ao mesmo mês de 2017. Nos últimos 12 meses, o crescimento chega a 6%. As receitas, no mesmo período, subiram 7% e em um ano já representam incremento de 11%.

Via NSCTotal – Coluna Pedro Machado