Whirlpool assinatura Foto Roberto Zacarias Secom 800x531 1

Empresa tem três fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento em Joinville

A multinacional americana Whirlpool, dona das marcas Consul, Brastemp, KitchenAid e B.Blend, anunciou investimentos de R$ 350 milhões para expansão e modernização do parque industrial de Joinville. Na tarde desta segunda-feira, a empresa assinou com o governo do Estado a prorrogação de incentivos fiscais para manter os atuais 6 mil empregos diretos e criar mais 200.

Participaram da assinatura, na sede da empresa, em Joinville, o governador Jorginho Mello, os secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; do Planejamento, Edgard Usuy; e de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck. Foram recebidos pelo diretor de Relações Institucionais, Comércio e Antitruste para América Latina, Eduardo Vasconcelos e o gerente geral da empresa no Brasil Gustavo Ambar.

Os incentivos foram prorrogados por três anos. Segundo o governador, é importante ao Estado fomentar a atividade econômica para geração de emprego e renda.

– Sempre defendi quem trabalha e produz, por isso somos um Estado que investe e apoia o setor produtivo. Estamos realizando uma gestão responsável, fazendo todas as lições de casa e vocês podem contar com a estrutura do Governo do Estado – falou o governador, destacando a importância da parceria.

Segundo o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, o governo está fazendo trabalho estratégico para garantir a competitividade das empresas, incentivar setores econômicos e promover a atratividade dos negócios. Afirmou que a concessão responsável de incentivos fortalece indústrias e projeta efeito positivo na arrecadação de impostos.

– Sem dúvida é um momento importante não só para a Unidade em Santa Catarina, mas para todo o Brasil. Gostaria de destacar a importância dessa parceria entre o Governo do Estado e a Whirlpool, onde daremos continuidade ao desenvolvimento produtivo da empresa, investindo cada vez mais em inovação, focando nas necessidades dos consumidores e em soluções que facilitem a vida dos brasileiros em casa, com impactos não apenas econômicos, mas também sociais – afirmou o diretor da companhia, Eduardo Vasconcelos.

A unidade da Whirlpool de Joinville é fabricante de refrigeradores e freezers e também da máquina de água e bebidas B.Blend. A empresa mantém na cidade centro de tecnologia e inovação, que foi o criador desse produto. A produção de refrigeradores é realizada em Joinville há 73 anos, quando a então Consul iniciou atividades, em 1950. Nos anos de 1980, ela foi adquirida pela Whirlpool, mas a produção foi mantida na cidade.

No Brasil, a companhia tem três fábricas em Joinville, uma em Manaus e outra em Rio Claro (SP). Tem, também, quatro centros de tecnologia no país, 23 laboratórios e três centros de distribuição.

via NSCTotal – coluna Estela Benetti