Entre os temas mais espinhosos do governo interino de Michel Temer, promover o crescimento e o desenvolvimento econômicos dos estados e municípios será uma das tarefas mais importantes

Uma das muitas respostas que os governadores e prefeitos querem respondidas em forma de medidas concretas por parte do presidente interino Michel Temer (PMDB) está relacionada com as rediscussões sobre o pacto federativo, a repartição do bolo tributário entre os entes federados, e a dívida dos estados com a União. Em palestra na Associação Comercial de São Paulo, o governador Raimundo Colombo reafirmou que não aumentará impostos estaduais, porém, em tom otimista, alertou que há saída para o quadro econômico e financeiro difícil, desde que Temer tenha agilidade no encaminhamento das propostas necessárias, “medidas duras”, na visão governador catarinense.

O segundo round desta cruzada de Colombo, o assunto que ele encampou ao enfrentar o governo federal com a pressão para ser redefinido o indexador da dívida com a União, será o tema, ao lado dos colegas Geraldo Alckmin (PSDB, São Paulo), Fernando Pimentel (PT, Minas Gerais), Francisco Dornelles (em exercício do PP, Rio de Janeiro), Renan Filho (PMDB, Alagoas) e José Ivo Sartori (PMDB, Rio Grande do Sul), hoje, na capital fluminense. Circunstancialmente, o evento será na sede do BNDES, durante o Fórum Nacional do Instituto de Estudos Avançados, instituição que liberou recursos com o aval da então presidente Dilma Rousseff, quando Santa Catarina foi compensado por perdas para pôr fim na chamada guerra fiscal entre os estados, justamente para atrair investimentos privados.

A geração de empregos e novas oportunidades auxiliam duplamente os estados a saírem do difícil momento, pois fomentam o crescimento nas cidades e geram divisas para encher os cofres da União. Mas tal e qual as disputas que já começam a chamar a atenção para as escolhas dos líderes do governo interino na Câmara e no Senado ou mesmo a novela sobre o futuro do presidente, também interino, da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que superou ao afastado aliado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em trapalhadas, Temer terá que tomar decisões firmes e rápidas.

Primeira resposta

Recém-empossado ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho respondeu ao pedido do governador Raimundo Colombo e disponibilizou apoio do governo federal aos municípios catarinenses atingidos por problemas climáticos. Foi o primeiro contato do governador com o novo ministro.

Via Notícias do Dia – Coluna Roberto Azevedo