industria sc salmo duarte

Santa Catarina registrou uma arrecadação total de R$ 3,8 bilhões no mês de julho, o que representa um aumento nominal de 10,1% na comparação com o mesmo mês de 2022. Considerando a inflação acumulada de 3,2% (IPCA), a arrecadação do Estado teve um acréscimo real de 7% entre 1º e 31 de julho. Segundo dados levantados pelo Sindifisco/SC, considerando apenas o ICMS, a arrecadação do Estado foi de R$ 2,9 bilhões, um aumento real de 6,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Auditor fiscal e diretor do Sindifisco/SC Sérgio Pinetti ressalta o resultado positivo da arrecadação do IPVA no último mês, que teve aumento nominal de 33,53% em relação a julho do ano passado. “Com auxílio de programas do Governo Federal, a venda de carros aqui no Estado aumentou em julho, o que reflete diretamente nos valores da arrecadação, principalmente do Grupo Especialista Setorial em Automóveis, que alcançou 22,6% de incremento”, pontua.

Entre os setores que mais cresceram no último mês, destaque para supermercados, com acréscimo de 24,9%, metalomecânico, com aumento de 24,1%, e redes de varejo, com 22.6% de crescimento. Já os segmentos de energia elétrica e telecomunicações tiveram resultados negativos, com decréscimo de 25,7% e 22,9%, respectivamente. “Vale ressaltar o crescimento de 11% no setor de combustíveis e lubrificantes, que já sente os reflexos positivos da implantação do ICMS monofásico para o diesel e o biodiesel em maio, e da gasolina em junho de 2023”, explica Pinetti.

Para o presidente do Sindifisco/SC, José Antônio Farenzena, além de Santa Catarina ser líder na geração de empregos e renda no país, há outros fatores a serem considerados. “Entre os pontos importantes que explicam os números positivos de Santa Catarina estão ações de fiscalização realizadas pelos auditores fiscais, bem como uso de tecnologias, a exemplo do sistema Malhas Fiscais, que são fundamentais para o bom desempenho da arrecadação do Estado”, finaliza.

Assessoria de Comunicação Sindifisco