Jose Antonio Farenzena presidente Sindifisco SC

José Farenzena, presidente do Sindifisco SC

Em janeiro de 2024, Santa Catarina registrou um marco histórico ao alcançar a maior arrecadação tributária de sua história, um reflexo direto de sua robusta vocação turística. Este feito não apenas destaca a capacidade única do estado em atrair visitantes de diversas regiões, mas também em transformar essa afluência turística em uma performance de arrecadação tributária superior, ultrapassando outros estados brasileiros em eficiência fiscal.

O vínculo entre o turismo fortalecido e o incremento na arrecadação é claro e direto em SC. Diferentemente de outros estados, onde o crescimento turístico não se traduz necessariamente em um aumento proporcional da arrecadação tributária, SC se destaca pela eficácia de sua gestão fiscal e a competência de seus profissionais. Este sucesso é atribuído a uma administração tributária moderna e colaborativa, que utiliza tecnologias avançadas de fiscalização para promover a conformidade e autorregularização entre os contribuintes, minimizando conflitos e criando um ambiente propício ao desenvolvimento econômico e social.

A arrecadação exemplar de SC é fruto do trabalho árduo e contínuo dos auditores fiscais da receita estadual, que, com a implementação de soluções inovadoras e modernas, conseguem enfrentar desafios econômicos e fiscais, otimizando a captação de recursos. Tal otimização permite ao estado não apenas cumprir com seus compromissos sociais, mas também investir em áreas-chave para seu desenvolvimento sustentável e inclusivo.

No ano fiscal de 2023, destacou-se a aprovação de 105 novos projetos através dos programas PRODEC e Pró-emprego, assegurando um investimento futuro estimado em R$ 7,8 bilhões. Esta iniciativa prevê a criação de aproximadamente 10,5 mil novos empregos, refletindo a sólida capacidade de SC de atrair investimentos significativos e gerar emprego, mesmo diante de adversidades climáticas.

Além de seu apelo turístico inquestionável, SC se estabelece como um exemplo vibrante do potencial de prosperidade do Brasil, combinando gestão pública eficiente, desenvolvimento econômico sustentável e políticas inclusivas. Este sucesso exemplifica como a gestão tributária proativa e moderna do estado serve como modelo para transformar desafios em oportunidades para crescimento econômico, garantindo o bem-estar da população e consolidando a prosperidade econômica.

Jornal ND – Edição impressa de 13/03/2024