Cleverson Siewert

Por Cleverson Siewert – Secretário de Estado da Fazenda

Quem não gostaria de viver no lugar mais seguro do país, com as melhores oportunidades de acesso ao mercado de trabalho e a mais alta avaliação em relação ao bem-estar de seus habitantes? Pois os catarinenses já têm esse privilégio. Santa Catarina lidera pilares importantíssimos do Ranking de Competitividade dos Estados, pesquisa nacional que trouxe dados atualizados do Centro de Liderança Política (CLP) na última semana.

SC tem os melhores números de Capital Humano, impulsionados pela formalidade do mercado de trabalho e inserção econômica de jovens e adultos — reflexo do compromisso do Estado com o desenvolvimento de quem vive aqui. O governador Jorginho Mello entende a importância da formação profissional e vem ampliando as oportunidades de quem busca entrar no mercado de trabalho por meio de programas como o CaTec (ensino técnico) e o Universidade Gratuita.

Nossas forças de segurança mais uma vez nos orgulham, trazendo a “medalha de ouro” no pilar Segurança Pública. A grande distribuição de renda, os baixos índices de mortalidade infantil e de famílias abaixo da linha da pobreza em SC também renderam a melhor avaliação em Sustentabilidade Social.

Mais do que ser uma potência econômica, a pesquisa aponta que não existe melhor definição de um Estado competitivo do que aquele capaz de maximizar o bem-estar social de seus habitantes. Os dados demonstram, portanto, que estamos no caminho certo.

Também alcançamos o pódio com a terceira posição nos indicadores de Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura e Inovação. Na média de todos os pilares, SC ficou atrás apenas de SP — Estado quase seis vezes mais populoso e quase três vezes maior.

O resultado do ranking não é só um reconhecimento, mas uma responsabilidade. O CLP destaca a importância de uma gestão pública baseada em evidências. Sob a liderança do governador Jorginho Mello, buscamos isso desde o início do governo: transformar dados em informações que nos ajudam a tomar as melhores decisões.

Cada indicador representa um desafio e uma oportunidade. Estamos comprometidos a corrigir pontos que não refletem nosso potencial e, por isso, vão demandar políticas públicas ainda mais efetivas nos próximos anos. E, claro, aprimorar pilares onde já temos a liderança. Com visão de futuro e esforços conjuntos, vamos manter Santa Catarina no topo e garantir que SC seja, cada vez mais, um Estado de excelência.

Artigo publicado na edição impressa do Jornal ND+