d9ef6541 10c2 4573 ba82 8c471e89dbf7

Quando embarcamos com destino aos Emirados Árabes Unidos em 17 de fevereiro, levamos na bagagem o cartão de visitas de Santa Catarina para apresentar os principais atrativos do nosso Estado, prospectando oportunidades de novos negócios e parcerias a médio e longo prazo. Tínhamos confiança nos resultados. E voltamos de lá com a certeza de que a missão liderada pelo governador Jorginho Mello é um marco para a imagem de SC no cenário internacional.

Mais do que aproximar nossas relações comerciais e diplomáticas com uma nação moderna e próspera, testemunhamos o encanto dos árabes com as belezas naturais e o potencial catarinense para receber investimentos. Exibimos nossa diversidade econômica e cultural em reuniões governamentais, com  autoridades, empresários e universidades. Mostramos o protagonismo de SC por sua força produtiva, infraestrutura rodoviária, ferroviária, portuária, linhas aéreas, turismo, inovação, tecnologia e educação.

Estabelecemos contatos que devem repercutir em negócios concretos futuramente. Exemplo é a realização do “SC Day” com empresários catarinenses e árabes, iniciativa que surgiu nas visitas às câmaras comerciais de Dubai e de Abu Dhabi.

Houve ainda receptividade dos principais fundos de investimentos árabes, como o Mubadala, o ADQ e o ADIA. Os três são soberanos e alocam cifras bilionárias em ativos: energia elétrica, inteligência artificial, infraestrutura e transportes, por exemplo.

Nossa visita à Dubai Ports World, uma gigante no ramo de operações portuárias, foi marcada pelo interesse deles nas operações do Porto de Itajaí. Estamos falando dos responsáveis por 10% da movimentação de toda a carga transportada no mundo. É mais uma porta aberta para impulsionar o comércio exterior e a economia catarinense.

A educação, a tecnologia e a inovação também estiveram em pauta. Ganhamos as atenções dos árabes com o Programa Universidade Gratuita, reconhecido como modelo de democratização do acesso ao ensino superior.

A missão demonstra nosso compromisso em buscar oportunidades para o Estado. A conversa ao redor da mesa e o aperto de mãos ainda são a melhor receita para estabelecer confiança mútua e construir relacionamentos prósperos. Um gesto de que estamos abertos a ampliar horizontes e atentos às melhores práticas do mercado global.

Nos despedimos do Oriente Médio seguros de que Santa Catarina será um destino ainda mais atrativo aos olhos dos árabes e do mundo.

Cleverson Siewert
Secretário de Estado da Fazenda