centro florianopolisdiorgenes pandini 3

O isolamento social na segunda quinzena de março e outras retrações econômicas por causa do avanço do coronavírus causaram queda de 7,06% no Índice de Atividade Econômica Regional de Santa Catarina (IBCR-SC) em março deste ano frente ao mês anterior. No primeiro trimestre do ano, segundo o levantamento realizado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), a atividade econômica do Estado teve um recuo de 0,7% ante o mesmo período do ano passado.

Os dados estaduais foram apresentados pelo Observatório da Indústria de SC, braço de estatísticas da Fiesc. No Brasil, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) teve queda de 5,9% em março na comparação com o mês imediatamente anterior e recuou 0,8% no primeiro trimestre do ano frente ao mesmo de 2019.

A pequena diferença entre os índices de SC e do Brasil, tanto em março quanto no trimestre permite concluir que a economia do Estado estava em ritmo maior que a nacional. Isso porque SC teve praticamente uma semana a mais de isolamento em março frente a outras regiões do Brasil. O IBCR mede mensalmente a atividade econômica da indústria, comércio, serviços e agropecuária.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti