julio narciso

Monografia de Júlio Narciso é um dos destaques do XVIII Prêmio Automação da GSI

O auditor fiscal Júlio Narciso é um dos homenageados do XVIII Prêmio Automação da GS1. O fazendário foi reconhecido pela monografia “Sistema de Rastreabilidade para Controle Fiscal”, na qual analisa os padrões de automação comercial e obrigações fiscais no meio eletrônico SPED. Os vencedores de cada uma das quatro categorias serão homenageados na noite desta quarta-feira, 11, a partir das 19h, no Tom Brasil, em São Paulo.

A monografia foi produzida para o concurso realizado pelo Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco). Narciso conta que na busca de informações para o desenvolvimento da tese, foi convidado a compartilhar o trabalho sobre o Sistema GS1 com os organizadores da premiação. “Eu também apresentei a ideia para os outros fiscais e acredito que futuramente poderemos usá-la para aumentar a eficiência do Fisco de Santa Catarina”, conta.

A monografia, em resumo, analisa que o uso do Sistema GS1 e do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) podem ser uma alternativa ao combate da crescente sonegação fiscal. Os dois sistemas possibilitam o rastreamento, a captação e o cruzamento de informações. “Aliando os padrões mundiais oferecidos pelo Sistema GS1 a captura de dados e cadeia logística do SPED, teremos um mecanismo capaz de aprimorar o controle fiscal e indicar possíveis sonegadores em toda a cadeia, dos insumos ao consumidor final”, defende Narciso.

O prêmio – Criado em 1998, o “Prêmio Automação” reconhece o trabalho, os projetos e estudos que usam a tecnologia GS1 para fazer a diferença no mercado da automação. A premiação é concedida anualmente aqueles que estão usando o sistema para aprimorar a gestão de um empreendimento, buscando soluções que aumentam a eficiência e a competitividade. Há quatro categorias: “Cases de Sucesso”, “Homenagens”, “Imprensa” e “Educação”.