Evento acontece de 18 a 20, em Brasília, e contará com a experiência internacional de representantes da África do Sul, França e apresentação dos modelos da Bélgica e Áustria
Começa nesta quarta-feira (18), em Brasília, uma conferência nacional sobre o Controle Interno no Brasil – Desafios e oportunidades de melhoria. O evento é uma iniciativa do Banco Mundial em colaboração com o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Na oportunidade, os auditores internos do Poder Executivo Rodrigo Stigger Dutra, Clóvis Renato Squio e Wanderlei Pereira das Neves representam o Estado de Santa Catarina.
A conferência foi desenhada para compartilhar com os participantes as experiências exitosas do sistema europeu de controle interno e, com base no que foi aprendido durante a visita de estudo feita à Croácia e Bulgária em março deste ano, debater sobre ideias e atividades para fortalecer o ambiente de controle interno nacional e discutir opções para estabelecer uma parceria entre os vários interessados para em apoiar essas iniciativas.
Dutra integra o grupo que vai apresentaras atividades e o papel da auditoria interna e sua harmonização, fechando o primeiro dia do seminário. Ele também será um dos moderadores da atividade envolvendo debate sobre centralização ou descentralização da auditoria interna. “Trata-se de um evento do mais alto gabarito, que reunirá as lideranças dos principais órgãos de controle interno do país”, resumiu o servidor da Diretoria de Auditoria Geral (DIAG).
Entre os participantes, o evento contará com o novo ministro da Fiscalização, Transparência e Controle, Fabiano Silveira, órgão recém-criado pelo Governo Federal e que substitui a Controladoria Geral da União (CGU). Além disso, o especialista em PIC Model (Public Internal Control) Robert Gielisse estará presente para falar sobre o modelo recomendado pela União Europeia. “Inclusive, tivemos reunião com ele na terça-feira para trocar algumas ideias a respeito do que pode ocorrer em um futuro próximo no sistema de controle interno no Brasil”, conta Dutra.
A conferência terá três dias de duração e contará com a experiência internacional de representantes da África do Sul, França e apresentação dos modelos da Bélgica e Áustria. Para saber mais detalhes da programação e acompanhar o andamento dos trabalhos acesse o site do Banco Mundial.
Via SEFAZ/SC