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As auditorias feitas nas contratações do governo de Santa Catarina nos primeiros nove meses de 2021 renderam economia de R$ 181,6 milhões. Os dados são do balanço trimestral mais recente da Controladoria-Geral do Estado (CGE). O órgão fez o trabalho de revisão dos contratos e licitações junto com as secretarias envolvidas diretamente nos serviços.

Os números da CGE mostram que os recursos superam três vezes ao alcançado em todo o ano de 2020, que foi de R$ 64,9 milhões. O valor todo, de R$ 181,6 milhões, é suficiente para construir 28 escolas de Ensino Médio para 700 alunos. A maior parte desse recursos (R$ 126,4 milhões) é de benefícios ativos. Neste casos, o valor deixou de ser desembolsado pelo Estado por conta de recomendações e outras ações feitas pela Controladoria.

Também há R$ 52,9 milhões de benefícios potenciais em que o cumprimento das sugestões feitas pelo órgão interno ainda não foi verificado ou está pendente de providência do órgão auditado ou de terceiros. O restante do valor, que é de R$ 2,3 milhões, vem de créditos apurados em trabalhos da CGE que estão para ser ressarcidos.

Outro fato que chama a atenção é que a folha de pagamento do Estado responde por 30% dos benefícios financeiros alcançados pela Auditoria-Geral do Estado. De janeiro a setembro, o controle prévio sobre a folha trouxe benefícios na ordem de R$ 54,5 milhões aos cofres públicos.

Via NSCTotal – Coluna Ânderson Silva