Relatório será apresentando nesta quinta-feira (17), em evento no CIC, em Florianópolis

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, apresenta nesta quinta-feira, 18, em Florianópolis, os resultados do estudo “Retomando o caminho para a inclusão, o crescimento e a sustentabilidade”, que vai pautar as estratégias do grupo para os próximos anos. O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, participam do evento, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

O estudo elaborado pelo Banco Mundial consiste em um relatório de diagnóstico sistemático do Brasil e aborda as principais conquistas alcançadas pelo país, bem como os principais desafios para garantir a sustentabilidade desses avanços e o desenvolvimento. O documento é o primeiro passo para construção da nova estratégia de engajamento do Banco Mundial no Brasil para os próximos quatro anos.

O secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni, fará uma apresentação destacando os pontos do estudo nacional que têm conexão com as principais realizações econômicas do Governo do Estado. “Com base no sumário executivo do Banco, vamos mostrar o que Santa Catarina tem feito para sobreviver à crise e se destacar entre os demais estados”, diz.

O documento completo está disponível aqui.

Banco Mundial funciona como uma cooperativa integrada por 189 países membros. Em Santa Catarina, é parceiro do programa SC Rural, que teve início em 2011 e termina em junho de 2017.

“Temos uma parceria de 30 anos com o Banco Mundial na área do agronegócio, envolvendo também programas anteriores ao SC Rural. Essa tradição foi um dos motivos deste evento ser realizado em Santa Catarina”, explica o secretário executivo do programa SC Rural, Julio Cesar Bodanese.

A iniciativa é executada pelo Governo do Estado e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Nestes cinco anos, o programa já destinou cerca de R$ 600 milhões para projetos que melhorem a produtividade da agricultura familiar nos meios rural e pesqueiro, beneficiando 11 mil famílias em todo o Estado.

Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares. O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.

SERVIÇO

O quê: apresentação do estudo “Retomando o caminho para a inclusão, o crescimento e a sustentabilidade”, do Banco Mundial
Quando: quinta-feira, 18/8, das 9h30 às 12h – o diretor do Banco Mundial atende a imprensa depois do evento
Local: Sala de Cinema do CIC – Florianópolis

Via SEFAZ/SC