Pessoas: patrimônio incomensurável

As organizações sólidas, bem constituídas e estruturadas têm nos gestores que as conduzem graus de comprometimentos e de responsabilidades pelas ações realizadas e suas interferências são repercutidas na sociedade. Assim, construções milenares encontradas na Europa e Ásia nos reportam às antigas civilizações, as quais nos permitem conhecer um pouco da sua história. O que dizer dos pensadores e filósofos? Das escrituras? E como nos espelhamos neles e nas suas mensagens que perpetuam? Fazendo uma analogia do dito em que “povo sem memória é um povo sem história”, a DIAT – Diretoria de Administração Tributária, berçário detentor de conhecimentos da classe dos auditores fiscais, numa tacada inteligente, pensou como preservar esses acervos. Aliás, quando na direção da ESFAZ – Escola Fazendária, a competente equipe que por lá operava dispunha de link direcionando aos interessados a postagem das suas “criações”, para pesquisas, aproveitamentos e divulgações. Lamentável que a instituição, por motivos esdrúxulos, foi extinta, e assim a Fazenda de SC tornou-se o ponto fora da curva no campo formação e treinamento dos servidores fazendários. E dizer que, por muito tempo, serviu de modelo na área da capacitação.

Central de ideias

A criação, pela DIAT, de um canal sobre comunicação chamado de Central de Ideias, onde todos podem enviar sugestões e o servidor receberá um feedback de sua contribuição, faz uma diferença, quando em muitas oportunidades perderam-se extraordinárias iniciativas. O encaminhamento será através de formulário do SAT. As sugestões recebidas serão depositadas em um repositório, que será constantemente revisto. Preocupa-se a diretoria em dar evidência a todas, aguardando sua implementação em momento oportuno. O servidor se sentirá valorizado em poder contribuir com a organização com a qual vivencia no cotidiano.

E os de fora?
Quando se tem uma ideia boa, ela deve ser divulgada e compartilhada. Sabe-se que o público externo também interfere, em muito, nas ações e decisões no campo tributário. Os grandes parceiros da área contábil protagonizaram essa evolução e que perdura até hoje com sucesso e ganhos para ambos os lados. Incluem-se nesse rol os empresários que, por intermédio dos profissionais da contabilidade, estreitaram as relações com a Fazenda, sempre respeitando os limites de atuação, com ética e profissionalismo. Fica, então, a sugestão para que se estenda à população em geral a possibilidade de contribuir com o setor público. Em boa hora, um canal visionário intensificando a cultura da gestão participativa, aproveitando um patrimônio incomensurável que são as pessoas.

Contas com Leão
Devedores junto à Receita Federal têm a oportunidade de resolverem seus problemas aderindo ao acordo de transação pelo Programa de Redução de Litigiosidade Fiscal (PRLF). A modalidade abrange processos tributários que estiverem em julgamento administrativo (contencioso). Em caso de aprovação, o interessado deverá desistir da discussão no processo e pagar os valores devidos, com descontos e condições especiais, seguindo as regras previstas na portaria conjunta RFB/PGFN nº 1, de 12/1/23. O prazo de adesão e pagamento da entrada vai de 1º de fevereiro a 31 de março de 2023. Para mais esclarecimentos, é importante consultar seu profissional da contabilidade. Caso não o tenha, procure um de seu relacionamento e boa sorte. Lembrando que o prazo para apresentar a declaração da pessoa física vai de 15 de março a 31 de maio de 2023.

Refletindo
“Não vos enganeis: as más companhias corrompem os bons costumes”.  1 Coríntios 15:33. Uma ótima semana!

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC

“Este é um artigo de opinião, cujo teor é de inteira responsabilidade do autor, e não expressa necessariamente a opinião desta entidade, não sendo, portanto, por ela endossado.”