Objetivo é aprimorar a atividade do controle interno, responsável por garantir a qualidade das despesas públicas

Uma equipe de auditores internos da Secretaria de Estado da Fazenda, especialistas em avaliação de controles, deu início a uma série de visitas aos órgãos, fundos e entidades do poder Executivo Estadual. O objetivo é mapear o perfil do servidor designado para a função de controle interno em cada unidade e identificar suas principais necessidades, além de avaliar a estrutura de controle e sensibilizar o gestor e servidores sobre a importância da atividade.

Até quarta-feira, 10, foram visitadas 23 unidades gestoras, restando ainda outras 48. Segundo auditores que participam da ação, a equipe técnica tem sido muito bem vista pelos gestores, a maioria consciente e sensível sobre a importância do controle interno.

O auditor geral do Estado, Augusto Piazza, acredita que as visitas reduzem as barreiras entre o responsável no órgão pelas atividades de controle interno e a Fazenda, órgão central do sistema. “Nosso trabalho é auxiliar os servidores nas questões técnicas e operacionais de suas atividades para que obtenham sempre o melhor resultado para a sociedade. Controle interno não é punição, é orientação para evitar o erro”, explica Piazza.

Nas unidades visitadas, a equipe identificou oportunidades de melhoria, entre elas, melhor planejamento das atividades de controle interno e capacitações. Parte da equipe já se concentra no desenvolvimento de material a ser aplicado em futuros treinamentos. A Diretoria de Auditoria Geral projeta para setembro a capacitação de gestores e controles internos com alinhamento às novas exigências do Tribunal de Contas do Estado quanto à elaboração e análise das prestações de contas da gestão.

Via SEFAZ/SC