A penúria vem tomando conta de instituições que dependem de ações do Poder Público para tocar seus projetos. A ONG Sociedade João Paulo II, localizada na Ponte do Imaruí, em Palhoça, é uma delas. Segundo sua dirigente, a religiosa irmã Terezinha Hermínio, metade do orçamento fica a descoberto. Prefeitura e alguns colaboradores vêm contribuindo com repasses e doações, dando fôlego aos trabalhos. Mas vê com angústia as dificuldades em dar seguimento a projeto tão magnífico que beneficia cerca de 200 crianças numa região de população extremamente carente. Em tempos de crise os problemas se agravam e uma das alternativas está no Fundo da Infância e da Adolescência – FIA –, que carreia a captação de recursos para financiar projetos e ações voltados à promoção e à defesa dos direitos desse segmento e de suas famílias.
As esperanças estão calcadas na declaração de Imposto de Renda, que abre possibilidades para efetivar a doação das seguintes formas: da pessoa física a dedução pode ser de até 6% do imposto devido, no período, em declaração completa com pagamento até 28 de abril; e em relação à pessoa jurídica a dedução do imposto de renda sobre o lucro real deve ser de até 1% do valor devido. Também até 28 de abril poderão ser doados ao FIA até 3% do imposto devido na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda da Pessoa Física – AC 2016 – exercício 2017, limitados a 6% no ano.

Como doar?
O declarante deverá providenciar depósito bancário na conta específica do FIA de seu município, que aplicará, exclusivamente, na execução das políticas sociais de amparo à criança a ao adolescente. Faça a sua doação em prol da criança e do adolescente. Para mais esclarecimentos, consulte um contador conhecido seu.

Declare certo
E por falar em Imposto de Renda, uma oportunidade de evitar a malha do Leão está nos escritórios itinerantes que a classe contábil vem disponibilizando em cidades polos catarinenses. Profissionais, de plantão, ficam à disposição dos contribuintes para sanar dúvidas. Um trabalho digno de elogios, pois é feito de forma gratuita.

Prestando contas
As ações do governo catarinense relativas a 2016 foram devidamente encadernadas e entregues ao Tribunal de Contas do Estado, que tem 60 dias para apreciação. O parecer da Corte poderá ser pela aprovação ou rejeição das contas. As explicações técnicas deverão ser claras, evitando assim desconfianças pela sociedade, considerando que o conselho é composto por maioria egressa da classe política. O Rio de Janeiro que o diga. Por outro lado, a equipe responsável pela elaboração empenhou-se ao máximo na sua confecção com transparência, e tudo documentado para que transcorra dentro da normalidade. O trabalho técnico transformado num ato político pela presença de autoridades traz no seu conteúdo depoimentos de pessoas que, assim como Santa Catarina, vêm superando a crise econômica.

Gdfaz em Cuiabá

A 60ª reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário ocorre da tarde de hoje até sexta-feira, na cidade de Cuiabá-MT. O encontro agrega profissionais das Secretarias de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal para discutir, aprimorar e compartilhar políticas de desenvolvimento e gestão de pessoas.

Caminho das Santas

Os peregrinos do Caminho do Sul estão chegando para se unirem, no sábado, aos caminhantes do Caminho das Santas. A todos um excelente caminho e nos encontraremos quinta-feira Santa em Major com a ajuda de Sta Paulina.
Refletindo
“O conteúdo proposto neste projeto irá acabar com os direitos conquistados por todos. A Previdência não é um instituto dos ricos, e sim dos trabalhadores, e deve ser defendida.” Décio Lima, dep. federal PT-SC. Uma ótima semana!

Via Coluna Fisco e Cidadania – Por Pedro Herminio Maria