palestra chapeco 1

Encontro ocorreu na noite de segunda-feira (21) no auditório da Uceff Faculdades

O Brasil vive uma crise sem precedentes, o que contextualiza o pior momento econômico dos últimos anos, mas a crise econômica deriva exclusivamente do comportamento da política. Essas afirmações foram feitas em Chapecó na noite de segunda-feira, 21 de março, pelo secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina, Antonio Marcos Gavazzoni.

Para empresários e outros profissionais, o secretário tratou do tema “Santa Catarina e a Crise Econômica no Novo Cenário Tributário”, numa iniciativa do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), que teve o apoio da Uceff Faculdades. Segundo Gavazzoni, Santa Catarina sofre os efeitos da situação em menor escala graças à sua diversidade cultural e econômica. Após dizer que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) influencia na arrecadação pública, afirmou que “um país somente cresce quando há investimento privado”.

Impostos – Outro alerta do secretário foi de que em época de crise aumentam as demandas sobre os serviços públicos. Gavazzoni acredita que no serviço público é fundamental valorizar a prestação de serviços que a sociedade necessita. Ao assinalar que no ano passado Santa Catarina foi um dos seis estados que não aumentaram impostos, o secretário destacou a elevada exigência de verbas para atender a estrutura burocrática estatal.

“Aumentar impostos é jogar para cima da sociedade o custo da incompetência da administração pública”, asseverou ainda o secretário Antonio Gavazzoni, para quem é preciso no poder público planejamento e controle da aplicação do orçamento.

Para o presidente do Sicom, Marcos Antonio Barbieri, é relevante para os empresários e lideranças ouvir a manifestação de uma autoridade e técnico reconhecido, como Gavazzoni, em fatos da atualidade política e econômica brasileira, como forma de contribuir para delinear uma visão quanto ao momento nacional.

Via SEFAZ/SC