A pesquisa nacional Panorama PMEs: impactos da Covid apurou que em Santa Catarina 20% das micro e pequenas empresas tiveram impacto positivo de receita em função da pandemia. Este foi o melhor resultado do Brasil nesse indicador, que teve uma média de 13,4% de empresas com impacto positivo. O levantamento, realizado pela Resultados Digitais – empresa de tecnologia de Florianópolis – a Endeavor e a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), apurou também que em SC 73,4% das empresas tiveram impacto negativo enquanto a média nacional alcançou 77,78% nesse indicador.

Foram ouvidas 1.180 empresas de todo o país, no período de14 a 29 de maio. A pesquisa mostrou também que 80% das empresas tiveram redução de receita e que quase 50% informaram que se a crise não melhorar até o final do ano, terão que fechar as portas.

Quanto a quadro de pessoal, 41,4% disseram ter realizado demissões em função da crise da pandemia e 75% das empresas adotaram home office. Como uma boa parte das equipes gostou de trabalhar em casa e a produtividade agradou, 33% informaram que vão adotar home office de forma permanente.

Conforme Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, entidades do segmento de pequenas empresas no país sentiram necessidade de um levantamento para saber dos impactos.

– Esperamos que os dados ajudem as empresas a estar mais preparadas para tomar decisões – afirmou Eric Santos.

O levantamento apurou que entre os setores mais impactados estão varejo e pequenos comércios, que tiveram queda de 47,2% nas receitas; eventos, com recuo de 67,4% e turismo e lazer, com queda de 80,8%.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti