ministro santa catarina

O ministro Waldez Góes (PDT-AP), da Integração e Desenvolvimento Regional, voltou a Santa Catarina para visitar as cidades atingidas do Alto Vale do Itajaí e conversar com respectivos prefeitos. O objetivo da vinda da força tarefa do governo federal foi orientar prefeitos e prefeitas para desburocratizar o acesso aos recursos do orçamento federal, prestar contas dos recursos repassados ao Estado e ouvir os prefeitos sobre a prioridade de cada cidade.

As primeiras cidades visitadas pela comitiva foram as mais atingidas pelas consequências das chuvas: Trombudo Central e Rio do Sul.

– Já aprovamos para Santa Catarina mais de R$ 80 milhões, já empenhamos R$ 60 milhões e pagamos R$ 20 milhões. E temos mais R$ 90 milhões em planos de trabalho para análise, então não temos dificuldades em termos de recursos orçamentários e financeiros, e a nossa ação vai acontecendo à medida que os planos vão chegando. Estou vindo a Santa Catarina mais uma vez para prestar esses esclarecimentos e para intensificar a força-tarefa do governo federal – disse Góes.

Décio avaliou a vinda da comitiva do governo Lula como uma medida importante para desburocratizar a liberação de recursos do governo federal para Santa Catarina.

– O presidente Lula fez questão de reforçar aos catarinenses que não vai faltar recursos e disposição, por parte do governo federal, para devolver Santa Catarina à normalidade. É hora de nos unirmos nesse único e importante objetivo. De intensificar essa pauta em comum para termos celeridade e rapidez na liberação dos recursos, que é a luta também dos nossos deputados federais que estão lá em Brasília atuando para que Santa Catarina possa se recuperar o quanto antes.

No encontro, foram detalhadas as ações do governo federal em Santa Catarina e tiradas as dúvidas quanto ao que as prefeituras devem fazer para agilizar a vinda dos recursos por meio dos planos de trabalho e, também, para ajuda humanitária por parte da União.

– A gente quer agilidade na análise da documentação enviada pra que os prefeitos possam se recuperar, a liberação do Fundo de Garantia. Tem ações que o Governo Federal precisa fazer mais rapidamente, como a prorrogação do financiamento agrícola. O Estado está fazendo a sua parte. Nós vamos nos reunir dia 29, vamos passar um recurso pros prefeitos, do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público, do Governo do Estado pra que eles comecem a se recuperar. Também quero ter a oportunidade de pedir ao presidente da República a devolução dos R$ 465 milhões que o estado investiu em obras federais pra eu enviar para os prefeitos. É um dinheiro de Santa Catarina que nós aplicamos em obras federais – disse o governador Jorginho Mello.

Em Trombudo Central, a reunião teve a presença do governo do Estado e da prefeita Geovana Gessner. Em Rio do Sul, a comitiva foi recebida pelo prefeito José Thomé e lideranças da região, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas que caem desde o início de outubro, o evento aconteceu no auditório do Hospital Regional.

Falando em nome do governo federal, Waldez Góes disse que, estão assegurados mais R$150 milhões para a recuperação das cidades. Ele reforçou que já no primeiro evento climático, em outubro, o presidente Lula havia emitido uma medida provisória para apoio com ajuda humanitária para o restabelecimento e recuperação das cidades atingidas.

A deputada Ana Paula Lima disse que desde que as chuvas começaram a se intensificar, a bancada e o governo federal tem se empenhado em explicar aos prefeitos, inclusive com reuniões virtuais, sobre como montar um plano de ação para recuperação dos estragos.

– Diferente de um pedido de ajuda humanitária, que nunca foi solicitado por parte do atual governo catarinense e cuja resposta é mais rápida, o plano de ação para recuperação do que foi danificado é um pouco mais demorado. Mas o presidente Lula já afirmou que não vão faltar recursos para Santa Catarina. O que não podemos é cair nas fake news e alimentar uma divisão que em nada contribui para a solução das dificuldades que o povo catarinense está enfrentando.

Décio também afirma que “a política não tem lugar neste momento em que a população catarinense precisa se recuperar do trauma provocado pelas enchentes”.

– O povo que está sofrendo não quer saber disso, quer que a gente produza resultados o mais rápido possível para as cidades, para as casas deles e para a vida que precisa ser retomada, para o comércio e para a agricultura.

Referente às rodovias catarinenses, tidas como prioridade para o governo do Estado, o ministro lembrou que, somente este ano, o governo federal investiu R$ 1,3 bilhão na infraestrutura catarinense.

– Também foram liberados R$ 300 milhões para emergência, dos quais R$ 100 milhões já foram investidos, além das ações na área da saúde, com o kit de emergência, e a renegociação das dívidas dos agricultores atingidos”, destacou. Segundo ele, o governo federal está junto de Santa Catarina, neste momento difícil, e o presidente Lula assegurou que não vai faltar nada do que seja de sua responsabilidade para o bem-estar dos catarinenses.

Participaram a comitiva o deputado federal Pedro Uczai (PT), técnicos do DNIT, SECOM e Banco do Brasil.

via Upiara Online