portodenavegantes02 1

Estados Unidos registram recuperação econômica após controle da inflação, por isso importam mais. A China enfrenta dificuldades internas

Santa Catarina fechou o mês de fevereiro com receita de US$ 848,8 milhões em exportações, 3% superior à do mesmo mês do ano passado. Esse foi o terceiro resultado mensal positivo das vendas externas do Estado após recuos registrados em 2023. O que ajudou na alta foi o crescimento de vendas para os Estados Unidos, mercado que está se recuperando após esforço para controlar a inflação.

Os EUA foram o principal destino das vendas de SC no mês, com receita de US$ 138,7 milhões, 5,3% superiores às do mês anterior, janeiro. Eles compraram mais madeira, móveis, cerâmicas, partes de motores e acessórios para veículos de fabricantes catarinenses.

– O setor de madeira e móveis foi o segundo mais representativo nas exportações e reflete o aumento das vendas aos Estados Unidos, com a retomada do setor de construção naquele mercado – comentou Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias (Fiesc).

O segundo principal destino das exportações de SC foi a China, que comprou US$ 79,7 milhões, e em terceiro a Argentina, com US$ 60,8 milhões. Em função de crise imobiliária e alto endividamento de empresas e famílias, a China está comprando menos.

Segundo o economista do Observatório Fiesc,  João Pitta, um exemplo da situação difícil da China foi o recuo de 43,5% nas compras de carne suína de SC. Mas o Estado conseguiu fechar o mês com aumento de17,5% nas vendas, com a realização de novos contratos com o Japão, Coreia do Sul e Filipinas.

Mas, a exemplo de outros meses, em fevereiro os produtos que garantiram maiores receitas com exportações foram carnes de aves (US$ 142,5 milhões), carne suína (US$ 112,9 milhões), motores elétricos (US$ 54,4 milhões) e partes de motores (US$ 45,9 milhões).

Importações crescem 14,9%

O Estado também registrou crescimento das importações em fevereiro. Elas somaram 2,5 bilhões de dólares, com alta de 15% frente ao mesmo mês de 2023. As compras lá fora incluíram insumos industriais, autopeças e também produtos para as famílias.

O maior valor em importação, de US$ 106,5 milhões, foi para aquisição de cobre refinado, um dos principais insumos usados por indústrias de SC. Houve aumento de 60,1% em fevereiro frente ao mesmo mês de 2023. As importações de pneus somaram US$ 70,5 milhões, de fertilizantes (US$ 55,3 milhões) e de autopeças (US$ 52,9 milhões).

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti