Objetivo é verificar se contribuintes do setor estão cumprindo obrigações previstas pelo fisco

Uma equipe de 14 auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda está percorrendo desde ontem, 9, os postos de combustíveis da região de Itajaí para verificar o cumprimento na utilização de sistemas de controle fiscal. Cerca de 240 postos serão visitados até sexta-feira, 12, nas seguintes cidades: Balneário Camboriú, Bombinhas, Botuverá, Brusque, Camboriú, Canelinha, Guabiruba, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Major Gercino, Navegantes, Nova Trento, Penha, Balneário de Piçarras, Porto Belo, São João Batista e Tijucas.

Os sistemas de gestão dos postos é formado pelas bombas de abastecimento de combustível, pelo Emissor de Cupom Fiscal (ECF), pelo Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) e pelos equipamentos para transações com cartão de débito e crédito (TEF, POS). Em alguns casos, a fiscalização também coleta dados da memória dos ECF’s para posterior análise da movimentação física de combustíveis. Caso sejam constatados indícios de sonegação, o contribuinte pode ser submetido a uma auditoria fiscal, que é um procedimento de fiscalização mais abrangente e completo, em que verifica-se a regularidade de todas as transações e movimentações de combustíveis e outras mercadorias comercializadas.

“Embora o histórico das operações recentes aponte uma redução significativa das ocorrências de irregularidades, consideramos fundamental a realização periódica desse tipo de ação como forma de exercer a presença fiscal junto ao contribuinte”, destaca Vantuir Epping, coordenador do Grupo Especialista Setorial Combustíveis, responsável pela operação.

OPERAÇÃO Posto Legal

Quanto: 09 a 12 de agosto

Participação de 14 auditores fiscais