inova e faz previa 10 de 21

Seminário traz iniciativas de sucesso que mostram caminhos da inovação

Contadores do Governo do Estado estão reunidos de 23 a 25 de setembro para um ciclo de palestras, avaliação e planejamento da gestão. “A ideia é criar um ambiente propício para reflexão de todos sobre a necessidade premente de inovar no serviço público, especialmente nos serviços que os contadores da Fazenda Estadual prestam à sociedade catarinense”, explica a diretora de Contabilidade Geral, Graziela Meincheim.

A abertura do evento, no dia 23, contou com os especialistas André Tamura e André Barrence, que apresentaram algumas iniciativas de sucesso e mostraram os caminhos da inovação no setor público. Na sequência, Walker Massa apresentou os cases de utilização de espaços de coworking pelos governos. Para ele, falar de inovação no setor público é falar de uma mudança cultural. Ações isoladas muitas vezes não conseguem gerar um efeito imediato e, por isso, é necessário pensar de forma coletiva em inovação. A abertura ainda contou com Thiago Ribeiro, da Prefeitura de Porto Alegre. Na palestra DataPoa: Transparência, gestão e oportunidades com dados abertos, ele apresentou os resultados alcançados com o trabalho colaborativo entre Prefeitura e sociedade na disponibilização de dados para criação de aplicativos. Finalizando a noite, Jorge Henrique apresentou Como a Sociedade Utiliza os Dados Abertos.

Nesta quinta-feira, 24, o evento aborda temas práticos relativos ao planejamento e desenvolvimento das atividades da diretoria, tais como: planejamento da Diretoria; Desing Thinking; propostas da nova gestão e realizações; grupo de inovação; apresentação do portal GEFIN e apresentação do Sistema de Controle de Obras Públicas/SICOP.

Nesta sexta-fiera, encerrando o evento, será feito um treinamento dos contadores da Fazenda estadual que atuam no controle contábil dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. O objetivo é o aperfeiçoamento e troca de experiências quanto à conformidade contábil. A conformidade contábil envolve, principalmente, verificações e informações sobre confiabilidade e consistência das informações geradas pelas unidades estaduais, que compõe as informações consolidadas do Estado.

 

Via SEFAZ/SC