O mês de julho foi de forte reação da indústria catarinense, acima da média nacional, tanto em vendas quanto em produção, refletindo o cenário um pouco melhor para a economia nacional. Levantamento da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) apurou que o setor registrou crescimento real de 5,3% no faturamento frente a julho do ano passado e de 2,5% frente ao mês anterior. No caso da produção industrial apurada pelo IBGE, Santa Catarina alcançou crescimento de 4,6% em julho frente ao mesmo mês do ano passado e de 0,7% na comparação com o mês anterior, junho.

No Brasil, a produção da indústria cresceu 2,5% frente a julho do ano passado e 0,8% em relação ao mês anterior, junho deste ano. O faturamento real do setor no país cresceu 0,2% em relação ao mesmo mês de 2016 e 1,7% em relação a junho deste ano.

O levantamento da Fiesc apurou que em julho, as horas trabalhadas na produção industrial de SC caíram 0,46% e a utilização da capacidade instalada ficou em 80,14%, um pouco abaixo da registrada no mesmo mês do ano passado (80,97%). Os setores que se destacaram nas vendas da indústria de SC em julho frente ao mesmo período do não anterior estão os equipamentos de informática produtos eletrônicos (14,8%), alimentos (6,7%), metalurgia (3,8%), celulose e papel (2,7%). O maior recuo ocorreu no setor de bebidas (-11,2%) e borracha e plásticos (-9,1%).

A pesquisa do IBGE sobre produção apurou que em julho os alimentos tiveram expansão de 6,4%, metalurgia 23,7, artefatos de ferro fundido e confecções tiveram o mesmo crescimento, 7,6%.

Como, apesar da avalanche de problemas políticos, o governo federal elevou a projeção de alta do PIB do país este ano de 0,5% para 1%, a expectativa é de que os números da economia catarinense tenham menos oscilações para baixo no segundo semestre. Há também o fato de esse período ter mais atividade em função da produção maior para as vendas de final de ano.

Via DC – Coluna Estella Benetti