O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) variou 0,02%, em setembro, abaixo do valor registrado em agosto, que foi de 0,06%. Em setembro de 2013, a variação foi de 1,36%. Já a taxa acumulada em 2014 é de 1,62% e, em 12 meses, do índice avançou 3,24%.

Os dados foram divulgados hoje, dia 7, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre). O IGP-DI de setembro foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 1º e 30 do mês de referência.

O índice registra a variação de preços de matérias-primas agropecuárias e industriais, de produtos intermediários e de bens e serviços finais. Por isso, é usado nos reajustes de tarifas públicas, contratos de aluguel e planos e seguros de saúde. O IGP-DI é composto por 60% do Índice de Preços por Atacado (IPA), 30% do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), e 10% do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC).

Entre os componentes do IGP-DI, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou, em setembro, variação de -0,18%. Em agosto, a taxa foi de 0,04%. O índice relativo a Bens Finais apresentou variação de 0,03%. No mês anterior, a taxa de variação foi de -0,03%. O principal responsável por este movimento foi o subgrupo bens de consumo não duráveis exceto alimentação e combustíveis, cuja taxa passou de 0,31% para 0,76%. O índice de Bens Finais (ex), que resulta da exclusão de alimentos in natura e combustíveis, registrou variação de 0,67%, ante 0,53%, no mês anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), também usado para calculo do IGP-DI, registrou variação de 0,49%, em setembro, ante 0,12%, no mês anterior. Sete das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação. A contribuição de maior magnitude para o avanço da taxa do IPC partiu do grupo Alimentação (0,13% para 0,55%). Nesta classe de despesa, vale mencionar o comportamento do item carnes bovinas, cuja taxa passou de 0,34% para 2,72%.
Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em setembro, taxa de variação de 0,15%, acima do resultado do mês anterior, de 0,08%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços teve variação de 0,33%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,16%. O índice que representa o custo da Mão de Obra não apresentou variação, pelo segundo mês consecutivo.

Via FGV/Ibre