whatsapp image 2021 10 20 at 10.11.14

O Fórum Internacional Tributário (FIT) 2021 iniciou-se na manhã deste quarta-feira (20) sob o tema ‘Tributação, desigualdade e desenvolvimento na América Latina’. Com saudações de boas-vindas dos dirigentes das instituições organizadoras do evento, o FÓRUM tem como objetivo promover o debate sobre a tributação, desigualdade e desenvolvimento na América Latina.

O presidente da Fenafisco, Charles Alcantara, agradeceu a participação de todos e reiterou a importância da discussão. “É um orgulho promover um encontro como este, dialogar sobre esse tema com tantas pessoas importantes, muito obrigado por estarem aqui. Precisamos trabalhar em prol de uma tributação progressista e o diálogo é uma etapa fundamental para isto”, completou.

Na oportunidade, o presidente da Anfip, Décio Lopes, também abordou perspectivas sobre o tema e agradeceu a presença de todos. “Para sairmos dessa crise precisamos discutir sobre todas essas questões, sonegação de impostos, corrupção, para caminharmos juntos em prol de uma tributação justa e solidária”, concluiu.

“Nosso desafio no pós- COVID 19 são enormes. Para além da fome, precisamos combater a extrema concentração de riquezas, a disfunção econômica e a regressividade no sistema de tributação. País com desenvolvimento é país com tributação justa, sustentável e solidária”, pontuou Kátia Maia, Diretora Executiva da Oxfam Brasil.

“A pandemia trouxe oportunidade de debatermos a importância da Justiça Fiscal para a América Latina e mecanismos para enfrentarmos a falta de coordenação social, política e econômica do mundo. O FIT acerta muito ao reunir organizações da sociedade civil, sindicatos e ONGs neste projeto”, disse Gabriel Casnati, Coordenador da Internacional de Serviços Públicos (ISP).

Alfredo Maranca, presidente do Sinafresp, agradeceu a oportunidade e reforçou a pauta. “É um orgulho estar neste palco, neste momento de reflexão tão importante. Vamos juntos em busca de um sistema tributário adequado”.

A edição deste ano vai até sexta-feira (22), terá formato híbrido e pode ser acompanhada de forma integral e gratuita pela internet. Durante os três dias de evento, mais de 30 renomados palestrantes nacionais e internacionais vão debater as propostas sobre tributação progressiva que estão em debate nos países desenvolvidos e suas possibilidades para a América Latina. Dentre diversos outros pontos, serão abordados: imposto sobre a renda, imposto sobre as grandes fortunas, imposto sobre consumo, paraísos fiscais, sonegação, dívida ativa e administração tributária, desafios tributários pós-pandemia.

Entre os nomes que estarão presentes estão Marc Morgan, Pesquisador do World Inequality Database, Alberto Barreix, Economista-Chefe Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ricardo Fenochietto, do Departamento de Assuntos Fiscais do FMI, Attiya Waris, Especialista Independente da ONU em dívida externa e Andres Knobel, Pesquisador Líder da Tax Justice Network, entre outros.

Acompanhe no site.

Via Fenafisco