Geafc geral metas site
A reunião realizada na tarde desta terça-feira, 23, com a equipe da gerência de Administração, Finanças e Contabilidade (Geafc), marcou o início dos trabalhos da comissão do Plano de Metas do Iprev, junto à Diretoria de Administração. O diretor Ademir Matos recebeu o presidente Roberto Faustino e sua equipe, destacando a grande responsabilidade que envolve a atuação da Geafc. “O setor é extremamente técnico e a equipe é reduzida, por isso, só mesmo trabalhando muito para vencer as demandas”, destaca.

A gerente da pasta, Hilda Vieira Herter, reafirmou a condição técnica da Geafc como forma de alertar os gestores sobre a necessidade urgente de renovação do quadro de pessoal. Hilda explica que alguns servidores que exercem funções importantes estão próximos de se aposentar, por isso, é necessário planejar uma estratégia de capacitação de servidores, de modo a garantir a continuidade dos trabalhos que são vitais à Autarquia. A gerente sugeriu ainda o desenvolvimento de um trabalho de apresentação do Instituto de Previdência aos colaboradores. “Recebemos um número excessivo de demandas que não competem à Geafc. Falta conhecimento básico aos atendentes”.

As necessidades apontadas pelos servidores são semelhantes às reivindicações das gerências já visitadas. A dificuldade se deve aos equipamentos de informática obsoletos, que não permitem, por exemplo, a comunicação com sistemas externos por falta de atualização. Como a rotina operacional se ajusta no limite, membros da equipe reforçaram a preocupação com desfalques de pessoal, visto que a ausência de um servidor já causa impacto significativo.

Fazer valer o Regimento Interno

Mesmo com o efetivo reduzido, o assistente da presidência, Saulo Vidal, reconhece que a Geafc está entre as gerências mais organizadas e equilibradas do Iprev. Com o conhecimento de quem atuou por nove anos na pasta, Vidal evidencia a capacidade de trabalho e, principalmente, a longa experiência na execução das funções. Saulo Vidal também ressalta que a Geafc hoje executa atividades que não são de sua competência, fruto de manobras de administrações anteriores, por isso, defende a consolidação do Regimento Interno como instrumento definitivo de organização das rotinas operacionais.
Ao receber a sugestão de controle proposto por Saulo Vidal, que objetiva estabelecer um acompanhamento mensal da movimentação relativa à Taxa de Administração, Hilda Herter concordou com ressalvas. Embora entenda que a Geafc possa contribuir dentro do contexto de se estabelecer um controle geral e mensal das atividades do Iprev, Hilda destaca que acompanhar a execução, assim como elaborar o orçamento, é uma atividade da gerência de Planejamento. “Mais do que nunca é preciso fazer valer o Regimento Interno. Não posso comprometer atividades vitais para o Instituto de Previdência por assumir competências de outras pastas”, declara.

O presidente Roberto Faustino concordou com gestora da Geafc, reconhecendo que a consolidação do Regimento Interno deve ser buscada. Faustino e Ademir Matos discutirão juntos possíveis alternativas para se estabelecer esse remanejamento de funções aos setores de origem, sob risco de tornar sem efeito o documento que determina as responsabilidades de cada gerência. “Infelizmente, não temos soluções imediatas, porém, estamos cientes dessa situação e nosso objetivo é de garantir o cumprimento do Regimento Interno”, conclui o presidente.

Via Iprev