A elevação da taxa básica de juros para 12,75% ao ano, ontem, pelo Copom, com alta de 0,5 ponto percentual, mostra que o Banco Central está se esforçando para reduzir a inflação oficial, que já supera 7% ao ano, bem acima do teto da meta. O mercado prevê mais 0,25 ponto de alta para abril. O juro maior é necessário porque o governo federal segue gastando mais do que arrecada, o que causa um desequilíbrio nas contas públicas e elevação de preços. Mesmo assim, a inflação segue alta porque o preço da energia, dos combustíveis e do dólar registram aumentos bem acima do tolerável pelo mercado. A indexação de preços e salários quase generalizada também impede o recuo da taxa porque muitas empresas transferem esses custos maiores aos preços. Resta saber o que o Banco Central quer buscar com esse juro maior num cenário conturbado.
Mas com a Selic em 12,75%, quem se dá bem é quem tem dinheiro para aplicar. Os fundos de renda fixa ficaram ainda mais atraentes do que a caderneta de poupança, constituindo a melhor opção para quem quer correr risco mínimo.

Via Clic RBS – Blog Estela Benetti