dinheiro real itaci batista estadao conteudo

Maior parte das dívidas dos catarinenses são com serviços, cartões e bancos

Um levantamento da Serasa lançado nesta terça-feira (24) aponta que os catarinenses devem, em média, menos contas básicas (como água, luz e gás) que a média do brasileiro. Os dados são do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, com dados de setembro de 2023.

De acordo com o levantamento, o número total de moradores de Santa Catarina inadimplentes somou 2,1 milhões em setembro, com dívidas totais que chegam a R$ 15,2 bilhões; ou seja, em média, cada catarinense deve cerca de R$ 7 mil.

O índice representa 37,09% da população adulta no Estado, percentual abaixo do índice nacional, de 43,9%. Em números absolutos, no entanto, o número de inadimplentes aumentou: em agosto, eram 2.148.203 pessoas, passando para 2.155.300 em setembro.

O mapa também mostra que as dívidas com cartões e bancos tiveram uma queda de 0,33% entre agosto e setembro em Santa Catarina, passando de 23,79% das pendências financeiras para 23,46%.

As dívidas com Serviços (23,47%) lideram no Estado, seguidas de Cartões e Bancos (23,46%) e Varejo (20,66%). Proporcionalmente, o catarinense é o que menos tem dívidas de contas básicas no país: 3,08% das dívidas em Santa Catarina são com estas contas, contra uma média nacional de 23,83%.

Entre as faixas etárias, os maiores inadimplentes em Santa Catarina têm entre 26 e 40 anos (38,6%), seguidos pela população entre 41 e 60 anos (32,3%) e por jovens com até 25 anos (15,2%).

Número de inadimplentes subiu em setembro no Brasil

No cenário nacional, o número de inadimplentes teve uma uma leve alta em setembro. Segundo a Serasa, de 71,7 milhões de devedores em agosto, em setembro o número chegou a 71,8 milhões, uma variação de 0,12%.

Mais da metade dos brasileiros que têm dívidas em aberto são mulheres (50,4%). As faixas etárias mais afetadas foram de 41 a 60 anos de idade (34,9%) e de 26 a 40 anos de idade (34,5%).

As contas com bancos e cartão de crédito tiveram uma queda de 0,31% entre agosto e setembro no Brasil, passando de 29,2% das pendências financeiras no Brasil para 28,9%. Esse é o menor volume do ano, que já chegou a 31,9% em maio. O levantamento também registrou queda de 0,64% no setor das contas básicas de água, luz e gás, que passou de 24,4% para 23,8%

Programa Desenrola Brasil

O governo federal lançou o programa Desenrola Brasil, e em setembro a plataforma Serasa Limpa Nome registrou 3,05 milhões de débitos renegociados, com R$ 8,96 bilhões de descontos concedidos.

O programa, cuja terceira etapa iniciou no começo de outubro, possibilita a renegociação de dívidas negativadas bancárias e não bancárias — como conta de luz, água, varejo, educação, entre outras. Podem ser beneficiadas pessoas que ganham até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), e que tenham dívidas até R$ 5 mil (pagamento à vista ou parcelado até 60 meses) ou dívidas entre R$ 5 mil e R$ 20 mil (pagamento à vista). Essa etapa do programa vai até 31 de dezembro.

Via NSCTotal