Há muita expectativa e torcida pela volta do crescimento econômico, mas os números mostram uma retomada tímida e variável. Ontem, saiu o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) catarinense de setembro, apurado pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) junto a 199 empresas. Chegou a 55,6 pontos, 4,5 pontos acima do mês anterior, sendo o melhor resultado desde março de 2013 e 2,3 pontos acima da média histórica do setor nesse indicador apurado desde 1999. Em nível nacional, houve crescimento de 2,2 pontos frente a agosto e chegou a 53,7 pontos após cinco altas consecutivas. Vale destacar porque a tendência aponta que a reversão da crise virá principalmente pelo setor de manufatura. O índice acima de 50 pontos indica que o empresário está mais disposto a investir, o que resulta em expansão econômica.

Em Santa Catarina, a exemplo do Brasil, a indústria, o comércio e os serviços têm mostrado uma certa estabilidade e até melhora no nível de atividade este ano, quando a comparação é frente ao mês anterior. Em relação ao ano passado, as quedas persistem. Mas a relativa estabilidade é um sinal de que parte dos setores parou de piorar e pode iniciar ciclo de crescimento.

O comércio e os serviços enfrentam mais dificuldades, mas as quedas, quando ocorrem, são menos intensas.No Estado, em julho frente a junho, os números do IBGE mostram que o varejo cresceu 0,6% e na comparação com julho do ano passado, caíram 2,9%.Outros indicadores também mostram sinais positivos. Enquanto o IBC-Br, prévia do PIB nacional do Banco Central, caiu 0,09% em julho frente a junho, o Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) da FGV/IBRE mostrou crescimento de 0,7% em agosto frente a julho.

Via DC – Coluna Estela Benetti