fotonoticia 20240227 PremioACIOCESC VMS 3776

Na noite da última terça-feira (27/2), ocorreu a entrega da 3º edição do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo 2024 no auditório Antonieta de Barros, localizado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).
A premiação foi promovida pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e na edição deste ano contou com a parceria da Alesc, Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco) e Alínea Urbanismo.
Foram inscritos na premiação 430 trabalhos, que concorreram em sete categorias diferentes e distribuídos R$ 92 mil em prêmios. A cerimônia também foi marcada pela homenagem ao repórter Yan Boechat, formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente correspondente de guerra.
Importância do jornalismo
O presidente da ALESC, deputado Mauro De Nadal (MDB), ressaltou a importância da premiação como um reconhecimento a profissionais de jornalismo que levam informação diferenciada e de qualidade aos catarinenses, em meio a tantas fake news disseminadas pelas redes sociais.
“Cabe a nós, deputados, aplaudi-los por tudo que vocês representam para Santa Catarina, para a boa informação”, disse Nadal, referindo-se aos profissionais finalistas do prêmio.
A presidente da ACI, Déborah Almada, parabenizou os finalistas da premiação e destacou o papel social do jornalista. “O repórter continua sendo a pessoa mais importante para o processo jornalístico e cabe a ele olhar para o mais vulnerável, apurar, ler, confrontar, desconfiar”, comentou a presidente Deborah.
Nesta terceira edição, o homenageado da noite foi o jornalista Yan Boechat, mas não pode comparecer à solenidade devido estar cobrindo a guerra entre Rússia x Ucrânia há dois anos. No entanto, ele gravou uma mensagem de vídeo encaminhada de Kiev, e agradeceu a ACI e se disse orgulhoso e honrado com a homenagem.
“Santa Catarina tem importância fundamental na minha vida pessoal, mas principalmente na profissional”, afirmou o jornalista. “A universidade pública me transformou no profissional que sou hoje e devo à UFSC as qualidades que tenho na profissão.”

fotonoticia 20240227 PremioACIOCESC VMS 3546
Jornalista Deborah Almada, presidente da Associação Catarinense de ImprensaVicente Schmitt / Agência ALESC

Apoio institucional
Os vencedores do 3º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo foram conhecidos na noite da última terça-feira (27), em evento na Assembleia Legislativa. O Sindifisco/SC, um dos apoiadores do Prêmio, marcou presença no auditório. Além do presidente José Antônio Farenzena, os diretores do Sindicato Marcos Domingues, Edson Dal Castel e Cristiano Colpani também participaram da premiação. Os auditores fiscais da Secretaria da Fazenda, ao lado de deputados estaduais, aplaudiram os premiados nas categorias Texto, Vídeo, Áudio, Fotojornalismo, Webjornalismo e Jornalismo Universitário.

WhatsApp%20Image%202024 02 28%20at%2015.41.40
O Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (SINDIFISCO/SC) fez presente na solenidade com o presidente da entidade José Antônio Farenzena, os diretores Marcos Domingues, Edson Dal Castel e Cristiano Colpani

Confira os vencedores do 3º Prêmio ACI Ocesc:
VÍDEO
1º Lugar – “Série ‘A Vida com Vida’” | NSC TV | Autor: Ricardo Von Dorff
2º Lugar – “Supremacia à meia-luz: os terríveis caminhos do neonazismo em Santa Catarina” | SCC SBT | Autor: Paulo Henrique
3º Lugar – “Rotas Catarinenses” | NSC TV | Autor: Jean Raupp
TEXTO
1º Lugar – “‘Defendemos nosso direito à terra’: os povos indígenas do Brasil saúdam a vitória da Suprema Corte” | The Guardian | Autora: Schirlei Alves
2º Lugar – “KM por KM”| NSC Total | Autor: Paulo Batistella
3º Lugar – “Professora é perseguida por apoiar inclusão de aluna trans em escola pública de Florianópolis” | Catarinas | Autora: Fernanda Pessoa
COOPERATIVISMO