A Reforma Tributária trará mudanças estruturais para a arrecadação dos estados e municípios, exigindo adaptações estratégicas por parte das administrações públicas. Para discutir esse cenário e seus impactos, o auditor fiscal Daniel Salomão, filiado ao Sindifisco/SC, será o primeiro palestrante do Summit Governança 2025, nesta quarta-feira (19), às 10h, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.
Na palestra “A nova lógica da tributação sobre o consumo”, o auditor abordará as transformações no sistema tributário brasileiro, com foco na transição da arrecadação da origem para o destino, a administração do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e os desafios na governança fiscal.
“A reforma tributária muda a forma como os municípios arrecadam e distribuem recursos. Os gestores precisam estar preparados para evitar perdas de receita e garantir que a nova estrutura fiscal favoreça o desenvolvimento local. O Sindifisco/SC tem um papel fundamental nessa transição, oferecendo suporte técnico e promovendo o debate qualificado sobre os impactos dessas mudanças”, destaca Daniel Salomão.
O especialista também irá fazer a análise de temas como o impacto da Reforma nos benefícios concedidos pelos Estados, a situação do Simples Nacional e os novos critérios de repartição da arrecadação do IBS. A proposta é oferecer uma visão prática sobre os desafios e oportunidades desse novo modelo de tributação sobre o consumo.
O Summit Governança 2025, promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), reúne especialistas e gestores públicos para debater soluções inovadoras na gestão tributária e fiscal. O evento contará com palestras sobre governança nas contratações públicas, gestão de custos e desafios fiscais dos municípios, proporcionando um ambiente de aprendizado estratégico e networking qualificado.
Para saber mais sobre o evento, clique aqui. (link) https://www.sympla.com.br/evento/summit-governanca-gestao-tributaria-municipal-maximizando-receitas-para-o-desenvolvimento-local/2798031?referrer=l.instagram.com