Não dá para dizer, ainda, que a economia catarinense iniciou um ciclo de recuperação porque os setores de comércio e serviços seguem com números negativos apesar de alguns sinais de melhora, segundo os dados mensais do IBGE. Mas a indústria do Estado vem apresentando resultado positivo frente ao mês anterior e em junho, pela primeira vez, também ficou no azul na comparação com o mesmo mês do ano passado. O setor industrial cresceu 5,4% em junho frente a maio e 0,6% em relação a junho de 2015. No primeiro semestre, teve queda de 6,1% na comparação com o mesmo período de 2015.

O varejo do Estado fechou o primeiro semestre com queda de -8,7% no volume de vendas frente ao mesmo período do ano passado. Em junho, o Estado registrou queda de 1,2% frente ao mês imediatamente anterior, maio; e de 5,8% na comparação com o mesmo mês de 2015. O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, autopeças e materiais de construção, teve em Santa Catarina queda de 9,4% em junho frente ao mesmo mês do ano anterior.

Os serviços, que sentiram a crise mais tarde no Estado, ficaram quase empatados em junho na comparação com o mês anterior, maio. Houve um recuo de 0,2%. E em relação a igual período de 2015, teve queda de 7%. O setor de turismo foi um pouco melhor: cresceu 2,5% em relação ao mês anterior, maio, mas caiu 5,9% frente a junho de 2015.

Atenção ao consumidor

O comportamento dos consumidores merece muita atenção dos empresários porque, quanto mais informação, melhores são as condições para realizar vendas. Esse foi um dos conselhos do executivo Danilo Nascimento, vice-presidente da Dotz, que foi o palestrante do Lide Santa Catarina, ontem, em Florianópolis.

Os varejistas brasileiros estão apresentando solidez para evoluir diante de um cenário recessivo. Hoje já se observa maior produtividade e evolução de rentabilidade – afirmou.

 

Via DC – Coluna Estela Benetti