espanha

O último dia de programação do 17º Congresso Nacional Fisco Estadual e Distrital (Conafisco) abriu suas atividades com o painel ‘Desmistificando o Mestrado e Doutorado’, que abordou a relevância da qualificação teórica para o aprimoramento técnico da categoria do fisco.

A fala de abertura foi do professor José Manuel Guirola López, do Instituto de Estudos Fiscais (IEF) da Espanha, que fez um relato sobre a educação integrada e unificada entre Brasil e Espanha. Ele conduziu a palestra, citando como exemplo a experiência da Maestría Internacional Tributária, ligada ao programa de Mestrado Internacional em Finanças Públicas, Gestão e Administração Financeira e Tributária.

O programa, voltado aos gestores e profissionais brasileiros da administração pública, tributária e financeiras, vem mostrando resultados positivos na especialização de alto nível destes alunos, a partir de programas adaptados às realidades tributárias locais, boas práticas já vivenciadas pela administração espanhola e desenvolvimento da capacidade crítica e de diferentes habilidades, a partir deste intercâmbio. Guirola enfatizou que “cada vez mais os indivíduos, as empresas e as organizações apreciam a formação em mestrados e doutorados”, pois dão valor ao capital humano.

O segundo convidado, Alexandre Cialdini, complementou a temática da mesa, mostrando as ações desenvolvidas pela Fundação Sintaf (Sindicato dos Fazendeiros do Ceará), a qual ele dirige. Durante a explanação, Cialdini destacou os cursos de formação, pesquisa e extensão, como principais meios de consolidação da cidadania fiscal. Cidadania esta essencial ao desenvolvimento de melhorias e reformas estruturais em municípios, auxiliando-os na geração própria de recursos.

Em linhas gerais, o painel ‘Desmistificando o Mestrado e Doutorado’, teve o objetivo de avaliar e ressaltar a importância da educação fiscal como caminho efetivo de se chegar ou aproximar da justiça fiscal, em plano nacional e internacional.

Via Fenafisco