DecioLimaSebraeDivulgacao 800x531 1

Serviços lideraram com 2.152 novos empregos gerados por MPE em março, seguidos pela indústria com 2.286 e o comércio com 1.430

Em Santa Catarina, no mês de março, de cada 100 novos postos de trabalho abertos com carteira assinada, 51,7% foram criados por micro e pequenas empresas. Esse dado foi apurado pelo Sebrae Nacional feito com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Do saldo de 13,8 mil vagas, 7,1 mil foram aberas por pequenos negócios.

Os serviços lideraram com 2.152 novos postos de trabalho, seguidos pela indústria de transformação com 2.286 e o comércio, com 1.430.

– As micro e pequenas empresas (MPE) também se sobressaem no acumulado do ano, mostrando que foram as grandes responsáveis por aquecer a economia catarinense. Elas responderam por pouco mais de 51% dos postos de trabalho criados em Santa Catarina. Foram 33,7 mil contratações nos pequenos negócios contra 26 mil nas médias e grandes empresas – destaca Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Os municípios que lideraram a abertura de novas vagas por pequenos negócios no primeiro trimestre de 2024 foram Joinville (2.320), seguida por Blumenau (2.018), Itajaí (1.933), Chapecó (1.702) e Palhoça (1.222). Considerando setores econômicos, a construção civil liderou, seguida por confecções e transporte rodoviário de cargas.

No Brasil, as micro e pequenas empresas criaram 146,4 mil vagas em março, o que representou 60% das 244,3 mil vagas totais geradas no período. Os setores que mais empregaram foram os serviços com 76.186 novas vagas, comércio com 23.504 e construção com 22.210.

No primeiro trimestre, também foi de 60% a média de criação de empregos por pequenas empresas no Brasil. Foram 429.703 novas vagas de um total de R$ 719.033.

– É esse empreendedor que acorda todo dia cedinho, enfrenta diversas barreiras e mantém sua empresa de pé, gerando emprego e renda. Nós precisamos facilitar a vida deste empresário e melhorar o ambiente de negócios para que ele consiga investir ainda mais em seu pequeno comércio ou indústria e honrar seus compromissos com dignidade. Um caminho para isso é o Acredita, programa de governo do qual fazemos parte (o Sebrae) e que oferece condições para que o empreendedor consiga renegociar suas dívidas e acessar crédito com garantia do Sebrae – afirma Décio Lima.

Na opinião dele, os empresários de pequenos negócios são os grandes responsáveis por manter a economia aquecida. Ele destaca que a queda dos juros e o aumento da projeção de crescimento do PIB integram cenário econômico positivo para a criação de empregos.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti