1 1

O Índice de Performance Econômica de Santa Catarina (Iper), calculado pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), apurou que no período de 12 meses até março deste ano, a economia do Estado cresceu 1,2%, com ajustes sazonais. No primeiro semestre deste ano frente ao último do ano passado teve queda de -0,6% e na comparação com o primeiro trimestre do ano passado houve crescimento de 1,9%.

O recuo no primeiro trimestre deste ano ocorreu porque a economia já vinha num ritmo menor e, também, a comparação é com os últimos três meses do ano passado, o que inclui toda a maior atividade do final do ano. Embora o Iper considere fatos econômicos já ocorridos, o economista da entidade, Leonardo Rodrigues, avalia que a economia do Estado vai ter uma queda menor do que a média nacional por fatores como menor taxa de desemprego, diversificação, bom desempenho do agronegócio e o fato de o Estado estar conseguindo manter as principais contas públicas em dia. Com o Iper, o olhar da Facisc é, principalmente, para o desempenho regional anual, isto é o crescimento acumulado em quatro trimestres, explica o economista.

Considerando esse período anualizado, com alta de 1,2% até março, o melhor desempenho foi da região Extremo Oeste, com alta acumulada de 5,5%, seguida pela Serra (4,2%), Oeste (2,6%), Extremo Sul (2,5%), Norte (2,3%), Sul (1,2%), Vale do Itajaí (0,7%), Grande Florianópolis (0,7%), Meio Oeste e Alto Vale ( 0,6%). Tiveram resultados negativos o Noroeste (-2,2%) e o Planalto Norte (-0,8%).

– A economia catarinense estava num movimento de crescimento acima da média nacional. Crescemos 7,1% em 2017 e repetimos 7,1% em 2018. Em 2019, o crescimento começou a perder intensidade e tivemos alta de 1,1%. Este ano, com a pandemia, as regiões do litoral e Vale do Itajaí estão sofrendo mais do que o Oeste – detalha Rodrigues.

O índice da Facisc é elaborado com base em movimentação econômica. Entre os dados que considera estão o consumo de energia, operações financeiras, número de veículos em atividade e emprego.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti