A Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil deflagraram ontem (05/07) a Operação Caxangá, para desarticular organização criminosa suspeita de sonegação fiscal milionária no setor de plásticos e embalagens, no Espírito Santo e em outros estados da região sudeste. Estima-se que o faturamento total oculto pelas empresas participantes do esquema criminoso supere R$ 500 milhões nos últimos 5 anos. O prejuízo aos cofres públicos dos estados e da União está sendo apurado pelas instituições.

Participaram da operação 30 servidores da Receita Federal e 44 policiais federais. Buscas estão sendo efetuadas nas empresas beneficiárias e nas residências dos operadores do esquema. Foram expedidos, pela 2ª Vara Federal Criminal de Vitória, 9 mandados de busca e apreensão, sendo 3 em Colatina (ES), 2 em Vila Velha (ES), 2 em Guarapari (ES), 1 em Vitória (ES) e 1 no Rio de Janeiro (RJ).

As investigações tiveram início a partir de cruzamento de dados em que foram identificados fortes indícios de crimes contra a ordem tributária em empresas com elevada emissão de notas fiscais, sem o correspondente pagamento dos tributos devidos. Com a participação da Polícia Federal, passou a ser apurada, em tese, a prática dos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Fonte:  Polícia Federal