Novamente, as vendas do comércio catarinense apresentaram desempenho destacado frente a média nacional na comparação com o mesmo mês do ano anterior. É isso que comprova a pesquisa de outubro sobre o comércio do país, feita pelo IBGE e divulgada ontem. No mês, o volume de vendas no Estado cresceu 13,7% frente ao mesmo período de 2016 e exatamente a mesma variação foi contabilizada no período de janeiro a outubro frente aos mesmos meses do ano anterior. Este último resultado foi o melhor do país, o mesmo ocorrendo com o do varejo ampliado, que cresceu 14% de janeiro a outubro no Estado.

Essa liderança no comércio comprova que a economia catarinense saiu antes da recessão e os consumidores do Estado estão mais confiantes de que a situação não vai piorar. No conjunto, o índice de atividade do Banco Central, o IBCR-SC, considerado uma prévia do PIB, sinaliza que a economia catarinense cresceu 3,1% de janeiro a setembro, enquanto no Brasil a alta ficou em 0,4%.

Essa confiança do consumidor está muito ligada à situação do emprego. Além de as empresas baseadas no Estado terem parado de demitir, há abertura de novas vagas, especialmente na indústria de transformação que foi uma das primeiras a reagir à crise a partir do final do ano passado. De janeiro a outubro, o saldo de empregos formais alcançou 47 mil em SC e, dessas vagas, 29.067 foram na indústria.

Também pesam para esse resultado melhor do comércio o fato de o Estado ter a indústria mais diversificada do país, um agronegócio forte, ser destaque nas exportações, ter pequenas e microempresas competitivas, elevado número de novos microempreendedores individuais (quase 284 mil), forte sistema de cooperativas de crédito e de instituições de microcrédito que atendem a pequenos negócios formais e informais. Além disso, conta com um setor turístico diversificado, presente em todas as regiões, que cresceu 6% de janeiro a setembro.

O varejo de SC vai fechar bem o ano. Em 2018, devido às eleições, poderá ser mais difícil.

Via DC/ Coluna Estela Benetti