O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), adiou oficialmente a votação da reforma da Previdência para 2018. Segundo ele, a discussão no plenário começará em 5 de fevereiro e a votação vai ocorrer na primeira semana após o Carnaval, em 19 de fevereiro.

Maia disse que alinhou com o governo essas datas. “A decisão que resolvi tomar junto ao governo e ao presidente Michel Temer é marcar o início da discussão para 5 de fevereiro e a votação para a primeira segunda-feira depois do Carnaval, ou seja, 19 de fevereiro. Dia 19 de fevereiro a matéria estará pronta para ser votada no plenário da Câmara.”

A informação foi dada um dia depois de o líder do governo no Senado e presidente do PMDB, Romero Jucá (RR), ter comunicado acordo das duas Casas para adiar a deliberação. Minutos depois, o Palácio e lideranças da Câmara desmentiram Jucá.

Após anunciar o adiamento, o presidente da Câmara disse que o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), apresentará ainda nesta quinta-feira a emenda aglutinativa relacionada às mudanças no sistema previdenciário.

“O relator apresenta hoje a parte mais importante das mudanças que ele entende necessárias. Ainda vai ficar faltando a questão dois servidores anteriores a 2003, que nós vamos construir um texto, mas que garanta que a proposta não privilegie ninguém”, disse.

Ao afirmar que convocou com antecedência para que parlamentares possam se organizar e estar presentes no dia da votação da proposta, Maia manifestou estar confiante sobre a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) no próximo ano.

 

Via Valor Econômico