Terminal se destaca na exportação de grãos e na importação de bobinas de aço
Forte nas exportações e nas importações, o Porto de São Francisco do Sul, no litoral Norte de Santa Catarina, registrou movimento recorde de cargas no primeiro semestre deste ano. O total movimentado alcançou 7,5 milhões de toneladas, 21% mais frente ao primeiro semestre de 2022, que chegou a 6,2 milhões de toneladas.
As exportações somaram nos seis primeiros meses do ano 4,4 milhões de toneladas. As cargas mais expressivas foram de soja, 3,1 milhão de toneladas, e de milho, 930 mil.
As importações totalizaram 3,1 milhões de toneladas no semestre. Como o terminal atende a ArcelorMittal Vega, 1,6 milhão foram de bobinas de aço. Fertilizantes ficaram em segundo lugar, com 1 milhão de toneladas.
– Graças ao trabalho eficiente de nossos operadores portuários e trabalhadores avulsos, somado à ação da administração do porto para assegurar a melhor condição de infraestrutura possível, a movimentação de cargas pelo Porto tem condições de crescer de modo planejado e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento da região e do Estado – afirmou o presidente do porto, Cleverton Vieira.
Segundo ele, o terminal é importante para a economia brasileira e vai ganhar ainda mais relevância com mais investimentos. Recentemente, o porto adquiriu três balanças para o novo acesso, no valor de R$ 1 milhão, enquanto o Terminal Graneleiro recebeu investimento de R$ 10 milhões em revitalização.
Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti