banco central 4 0

Empresários apontam que o cenário de juros básicos altos e em queda inibe investimentos

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, o cenário de inflação em queda permite ao Banco Central  (BC) fazer um corte maior na taxa básica de juros Selic, nesta quarta-feira. Para o líder industrial, ao invés de 0,50 ponto percentual, o colegiado da instituição pode cortar 0,75 ponto percentual.  

Conforme Ricardo Alban, o atual nível da taxa básica de juros ainda é muito alto para impulsionar investimentos. Um corte maior também ajudaria na redução de dívidas de empresas.

– Depois de o governo federal e a sociedade brasileira empreenderem esforços para acelerar o crescimento econômico com o retorno da política industrial, com base no programa Nova Indústria Brasil, o Banco Central precisa juntar esforços dando sua contribuição. A situação da inflação no Brasil já

permite, há algum tempo, a redução mais relevante dos juros reais – destacou o presidente.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) iniciou nesta terça-feira e encerra nesta quarta-feira a reunião para decidir mais um corte de juros. A atual taxa está 11,25% ao ano e foi decidida em 31 de janeiro de 2024.

Esta é a primeira reunião depois que o Banco Central do Brasil foi eleito, há uma semana, o melhor do mundo pela revista Central Banking, que acompanha a atuação dos bancos centrais dos principais países.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti