cobalchini

Liderada por Cobalchini bancada do MDB apresentará emendas em conjunto

Enquanto as associações e sindicatos farão uma verdadeira peregrinação na Assembleia Legislativa, para discutir a Reforma da Previdência, os deputados começarão a análise dos estudos feitos pelas equipes técnicas das bancadas, que há dias estão debruçadas na proposta fazendo os estudos de impacto.

Hoje cedo o líder da bancada do MDB, Valdir Cobalchini se reúne com a equipe jurídica para avaliar os pontos específicos da reforma. Ele apresentará o relatório aos demais deputados do partido no almoço. A ideia é discutir quais serão as emendas que não serão individuais, mas de bancada. Essa decisão faz parte de um acordo para que os partidos apresentem emendas, evitando os destaques no dia da votação.

Já a bancada do PT que é contra a reforma, adotará uma outra estratégia para evitar um confronto com a maioria. Ao invés de votar contra e, se isolar no parlamento, apresentará emendas visando incluir algumas propostas à nova lei. Alguns deputados de outros partidos já teriam sinalizado para um alinhamento nessa direção. Uma fonte petista me disse que apenas entre sete e oito deputados serão contra o projeto do governo.

Quanto as emendas, os parlamentares ainda aguardarão as sugestões das categorias e analisarão o que é viável, porém, alguns já defendem a manutenção da atual faixa de isenção na casa dos R$ 6 mil, além da discussão do tempo de serviço para as demais categorias, não apenas para policiais e professores.

Almoço movimentado

O tradicional almoço das terças da bancada do MDB na Assembleia Legislativa, promete ser movimentado no dia de hoje. Além da discussão da Reforma da Previdência, a bancada receberá a visita do deputado federal Carlos Chiodini, e do prefeito licenciado de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. Enquanto Chiodini deve falar sobre a reforma política que está sendo discutida em Brasília, Antídio que é pré-candidato a governador, falará sobre as prévias do partido e pedirá o apoio da bancada.

13º dos servidores

Nesta sexta-feira (16) o Governo do Estado depositará na conta dos servidores a metade do 13º salário. O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) já havia adiantado no mês de maio, que faria a antecipação de 50% do valor. O pagamento representa uma injeção de R$ 480 milhões na economia do estado.

Produção industrial

A produção industrial catarinense de janeiro a maio cresceu 26,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. A alta nesse período se deve à base de comparação que registrou queda significativa na produção na fase inicial da pandemia em 2020. Os dados são do IBGE e foram analisados pelo Observatório FIESC. No entanto, a estabilização em maio em Santa Catarina, bem como a expansão na atividade nacional, pode ser um indicativo de melhora no nível de atividade industrial para os próximos meses.

Via SC em Pauta – Coluna Marcelo Lula