Empresas e pessoas físicas devedoras de impostos em Santa Catarina estão aderindo ao Programa Catarinense de Recuperação Fiscal (Prefis). Na primeira etapa, realizada no mês de agosto com desconto de 90% dos juros e multas, conseguiu cobrar R$ 113 milhões. Participaram dessa fase mais de 2 mil contribuintes. Até o final do ano, a meta é arrecadar R$ 200 milhões. Desde o início de setembro, na última sexta-feira, passou a vigorar a segunda fase, com descontos de 80% para pagamento dos débitos. Esse desconto vai até o último dia útil de setembro.

Para dívidas que dependem exclusivamente de multas ou juros, o desconto é de 55%.

O programa vai até o final do ano com redução gradativa da vantagem conforme o tempo vai avançando. Quem pagar em outubro terá desconto de 75% dos juros e multas, em novembro, 70% e em dezembro, até o dia 22 daquele mês, ficará em 60%. A adesão pode ser feita diretamente no portal da Secretaria de Estado da Fazenda.

Algumas lideranças empresariais avaliaram que esses prazos não poderiam atender determinados setores que sofreram perdas maiores com a crise. Por isso, estavam tentando uma negociação separada. Esse foi o caso da madeira.

Via DC – Coluna Estela Benetti