cartoes

Queda foi anunciada pelo Banco Central nesta quarta-feira (31)

A queda da taxa Selic (taxa de juros média) para 11,25% nesta quarta-feira (31) pode ter dois impactos para os catarinenses: nos investimentos e no crédito. O corte na taxa de juros foi anunciado pelo Banco Central e reduziu o índice em 0,5 ponto percentual. Esse é o menor patamar da taxa nos últimos dois anos.

O economista e professor de Finanças, Edivan Junior Pommerening, explica que os impactos nos investimentos financeiros atrelados à Selic (como CDBs de bancos, RDCs de cooperativas de crédito, letras de crédito e afins) sofrem impacto imediato.

A previsão é que, com o corte desta quarta-feira, os juros destes investimentos passem a ser menores já na quinta-feira (1°). Os juros da poupança, no entanto, por serem tabelados (0,5% ao mês + Taxa Referencial), não devem sofrer impacto.

— Contudo, esses juros da poupança somente são aplicados se a Selic for de 8,5% ou mais, o que é o caso. Se a Selic cair para menos de 8,5%, a poupança pagará de juros ao poupador 70% da Selic. Isso quer dizer que, à medida que a Selic vai se aproximando dos 8,5%, mais atrativa a poupança vai ficando — explica o professor.

Com a redução da Selic, no entanto, parte dos investimentos financeiros tende a migrar da Renda Fixa para a Renda Variável, como a Bolsa de Valores e investimentos imobiliários, afirma o economista.

Juros do crédito mais baixos

Outro impacto da queda da Selic é o barateamento do crédito. Pommerening afirma que isso acaba estimulando a população e empresas a fazer empréstimos ou investimentos, e comprar parcelado, o que movimenta a economia catarinense.

— Para empresas, por exemplo, que possuem dívidas atreladas à Selic, o custo dos juros cai imediatamente, melhorando, por consequência, seus resultados — afirma.

— Com o crédito mais acessível, fica mais fácil comprar, as empresas tomam recursos emprestados para investir em contratação de pessoas, novas e modernas instalações, renovar seu parque de máquinas, novos empreendimentos e empreendedores surgem, beneficiando a economia.

Um possível efeito colateral de uma queda mais acentuada da Selic, no entanto, é o retorno da inflação, ressalta o economista.

Via NSCTotal